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Diário da Região

17/02/2018 - 17h54min / Atualizado 28/02/2018 - 11h19min

FICA A DICA

Como se readaptar ao fim do Horário de Verão

Dormir cinco minutos mais cedo na primeira semana ajuda muito; lembre-se de atrasar o relógio em uma hora

Johnny Torres

Adorado por uns e odiado por outros, o Horário de Verão chegou ao fim em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Alguns dizem que não será mais possível ver o pôr do sol depois do trabalho, outros recorrem à tradicional caminhada no fim da tarde como argumento para defendê-lo. Há também aqueles que dizem que com a mudança demoravam mais para dormir devido ao calor. 

E com a nova mudança de horário - o relógio deve ser atrasado em uma hora - também é preciso ajustar o corpo, já que muitas pessoas sentem desconforto. Para quem sente fisicamente a mudança, as principais queixas são dores de cabeça, fraqueza e dificuldades de dormir. As crianças e idosos são as que mais acabam sendo impactadas.

A geriatra Liha Bogaz diz que uma das principais causas das pessoas sentirem a adaptação é justamente relacionada ao sono. "Com a volta do horário normal e as pessoas já estarem adaptadas ao antigo horário, quem mais sofre é o sono. A gente começa a sentir sono mais cedo do que o normal. Para isso, precisamos dormir durante a primeira semana do novo horário cinco minutos mais cedo", afirma.

Fernando Marques da Silva é educador físico e destaca que o horário de verão interfere nas tarefas diárias. "Essa dificuldade em se readaptar ao horário se dá por conta de acordar para realizar as tarefas do dia a dia. No horário normal estamos acostumados a acordar e estar claro, e até que a gente acorde totalmente o cérebro já está em processo de despertar. Já quando começa o horário de verão a dificuldade de acordar é grande, pela ausência dos raios solares, para o cérebro é como se estivéssemos acordando à noite", diz.

"Se alimente bem, dê preferência às frutas, verduras e legumes, e procure ter uma boa noite de sono, entre seis e oito horas" emenda o educador para enfrentar a adaptação.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, as pessoas demoram cerca 14 dias para se adaptar ao horário de verão. Entretanto, essa adaptação depende do organismo de cada pessoa.

Fica então a dúvida, o que é preciso fazer para se adaptar a mudança? Conheça dez dicas para readaptar o organismo ao fim do horário de verão:

(Colaborou Rone Carvalho)

10 dicas para encarar o fim do horário de verão

1) Com a mudança no horário, é comum que as pessoas sintam sono devido às modificações no relógio do organismo, por isso, fique atento. É muito importante ter uma boa noite de sono

2) Para quem faz uso de insulina é indicado que seja feito um exame em 48 horas para saber se houve alteração dos índices

3) Tente dormir no horário que você dormia antes da mudança, não pense que com a modificação você deve dormir mais tarde, pois o horário de acordar para ir para escola e ao trabalho continua o mesmo

4) Fique atento à luminosidade do seu quarto. Se você costuma deixar as janelas abertas, ou uma fresta da cortina, isso ajuda nos primeiros dias para quem precisa acordar cedo

5) Evite bebidas alcoólicas em excesso neste fim de semana, e cuidado ao dirigir à noite nos primeiros dias da mudança, caso tenha problemas de sono

6) Evite desidratação. A água pode ajudar na disponibilidade de energia e evitar o cansaço que muitas pessoas sentem com a mudança no horário

7) Evite atividades físicas exageradas à noite, como exercícios intensos, principalmente, nos primeiros dias. Opte por atividades físicas leves, como caminhadas e alongamento, que podem ajudar no relaxamento

8) Próximo ao horário de dormir evite ingerir alimentos pesados e estimulantes como chocolate e café. Eles podem prejudicar o seu sono

9) Escolha um ambiente com temperatura agradável e silencioso. A luz prejudica a produção hormonal, causando a sensação de cansaço pela manhã, a famosa noite mal dormida

10) Lembre-se, você tinha perdido uma hora de sono em outubro, e deve recompensá-la agora com o fim do Horário de Verão

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