X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h42min / Atualizado 21/02/2018 - 15h42min

Conheça Fronteira-MG

Wikipédia Município de Fronteira-MG
Município de Fronteira-MG

Fronteira é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a uma latitude 20°16'04" sul e a uma longitude 49°11'58" oeste, estando a uma altitude de 458 metros. A cidade tem uma população de 16 399 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um município turístico.

Possui uma área de 200,00 km². A densidade demográfica é de 70,2 hab/km². Seus municípios limítrofes são Frutal a norte, Guaraci a leste, Icém a sul e Orindiúva a oeste, sendo que os três últimos são do estado de São Paulo. Fronteira foi fundada no dia 18 de julho de 1943, ao contrário de outros núcleos urbanos da região, a cidade foi planejada antes de sua construção. Seu idealizador e fundador foi o jornalista, advogado, escritor e poeta, Dr. Maurício Goulart, que contou com uma equipe de colaboradores, também jornalistas e intelectuais, todos de São Paulo. A ideia parece ter surgido após a construção da ponte Mendonça Lima, sobre o Rio Grande, ligando São Paulo a Minas Gerais, e inaugurada em 1943, onde o responsável era o general Miguel Costa. Foi então criada a Companhia Construtora da cidade de Fronteira, da qual participaram pessoas ligadas ao jornalista que se empenharam na execução da obra. Segundo consta, o nome Fronteira não foi escolhido em virtude da condição fronteiriça da nova cidade, mas pelos significados que a ideia de se erguer um núcleo em plena selva trazia para seus construtores, isto é de uma nova realidade que se abria em suas vidas. Fronteira foi planejada para ser polo de atração turística, e em tudo a natureza colaborou para a realização deste sonho com suas belíssimas cachoeiras: dos Patos, do Marimbondo, das Andorinhas, o Rebojinho, o Ferrador, e uma quantidade enorme de peixes os quais foram inundados pela barragem da represa de Marimbondo. A partir da edificação das primeiras casas, foi instalado, em 1945, um centro telefônico, da Companhia de Telefones do Brasil Central e posteriormente, construída a Usina Hidrelétrica de Marimbondo, das Centrais elétricas de Furnas. O núcleo cresceu integrado ao município de Frutal, do qual se desligou em 30 de dezembro de 1962, quando a Lei n.º 2764 criou o município e a cidade. A cidade faz parte da 116º região administrativa contando com um único distrito.

Fundação: 18 de julho de 1943

Gentílico: fronteirense

Prefeito: Marcelo Passuelo Mendes

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso