X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h38min / Atualizado 21/02/2018 - 15h38min

Conheça General Salgado

Wikipédia Município de General Salgado
Município de General Salgado

General Salgado é um município brasileiro do Estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 10.669 habitantes (IBGE/2010). General Salgado pertence à Microrregião de Auriflama. 

A povoação surgiu por volta de 1920, no território do município de Rio Preto (atual São José do Rio Preto). O Patrimônio da Matriz de Nossa Senhora das Dores se originou em terras doadas do fazendeiro Coronel Antonino José de Carvalho, o Tonico Barão. O primeiro nome da povoação foi Palmira, uma homenagem à filha do fundador da povoação, Tonico Barão.

Pela Lei nº 2.008, de 23 de dezembro de 1924 é criado o município de Monte Aprazível desmembrado de Rio Preto e o povoado de Palmira passa a integrar esse município.

Pela Lei nº 2.301, de 5 de dezembro de 1928 o distrito policial de Sebastianópolis (atual Sebastianópolis do Sul) foi elevado à condição de distrito de paz do município de Monte Aprazível, e a povoação de Palmira passou a integrar o território desse distrito.

Pela Lei nº 2.841, de 7 de janeiro de 1937 a sede do distrito de paz foi transferida de Sebastianópolis para o povoado de Palmira, e o distrito passou a se chamar General Salgado, cujo teor da lei é o seguinte:

"A Assembleia Legislativa do Estado decreta e eu promulgo a lei seguinte:

Artigo 1º: Denominar-se a General Salgado, no município e comarca de Monte Aprazível, o Distrito de Paz de Sebastianópolis, tendo como sede a povoação de Palmira, que também adotará aquela designação."

O Distrito de paz foi elevado à condição de município pelo Decreto-Lei estadual nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, e à condição de comarca em 30 de dezembro de 1953, pela Lei estadual nº 2.456.

Em 1953, o Distrito de Vila Áurea é desmembrado de General Salgado para a criação do município de Auriflama.

Em 1991, o distrito de São João de Iracema é elevado à categoria de município, sendo desmembrado de General Salgado.

O município homenageia, em seu nome, ao General Júlio Marcondes Salgado, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, morto na Revolução de 1932.

Padroeira do município: Nossa Senhora das Dores Data de comemoração: 15 de setembro, data que em homenagem a santa, comemora-se o aniversário do município.

Fundação: 5 de dezembro de 1928 

Gentílico: salgadense

Prefeito: Leandro Rogério de Oliveira

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso