X

Diário da Região

21/02/2018 - 15h58min / Atualizado 21/02/2018 - 15h58min

Conheça Nhandeara

Wikipédia Município de Nhandeara
Município de Nhandeara

Nhandeara é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizada a 508 km da cidade de São Paulo. Tem uma população de 10.725 habitantes (IBGE/2010). A Microrregião de Nhandeara tem 65.337 habitantes (IBGE/2010). 

O povoamento na região entre os rios Tietê e São José dos Dourados iniciou-se por volta de 1890, quando os primeiros habitantes desbravaram as matas para implantação da agricultura e criação de gado. A primeira família a radicar-se na região foi a família Silveira, (Antônio Alves da Silveira, Isabel Cândida da Conceição e filhos), que aqui chegou através de Tanabi e Cosmorama.

Joaquim Fernandes de Melo chegou no começo de 1926, procedente de Bebedouro. Reunindo-se com vizinhos e amigos, resolveu fundar uma povoação, erguendo um cruzeiro e construindo uma capela em terreno doado por ele ao Patrimônio, ao qual deu o nome de São João do Paraíso, no dia 24 de junho de 1928.

Joaquim Salviano, como também era conhecido Joaquim Fernandes de Melo (considerado o fundador em 1928), loteou a área em torno do cruzeiro e capela, atraindo novos moradores para o povoado, que logo se desenvolveu. A primitiva denominação passou a São João de Nhandejara e depois para Nhandeara simplesmente, que do tupi, yandê-jara, segundo Teodoro Fernandes Sampaio, significa "Nosso Senhor", mantendo-se assim o sentido dado pelos fundadores.

Foi elevado a município em 30 de novembro de 1944, desmembrando-se de Monte Aprazível.

O município foi instalado em 1 de janeiro de 1945 sendo nomeado para prefeito Adherbal Villalva Ribeiro, médico da cidade

Fundação: 24 de junho de 1928 

Emancipação: 30 de novembro de 1944

Gentílico: nhandearense

Prefeito: Jose Adalto Borini

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso