X

Diário da Região

21/02/2018 - 16h01min / Atualizado 21/02/2018 - 16h03min

Conheça Olímpia

Wikipédia Município de Olímpia
Município de Olímpia

Olímpia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º44'14" sul e a uma longitude 48º54'53" oeste, estando a uma altitude de 506 metros. Tem população de 54.037 habitantes e área de 802.7 km² (IBGE/2017). É conhecida popularmente como a "Capital Nacional do Folclore", pelo Festival do Folclore, onde grupos de vários estados do país se reúnem para mostrar danças típicas de suas regiões, e por "Cidade Menina Moça".

1857 - Joaquim Miguel dos Santos, homem corajoso e de bom caráter, encontra, nas margens de um ribeirão cheio de olhos d’água, o local para viver com sua família. Ali ergue uma cruz e constrói sua morada, em terras que denominou Fazenda Olhos d’Água. Tempos depois, outras famílias, como Lima, Miranda, Braz, Medeiros, Clemêncio da Silva, Reis, Jesus e Campos, também se assentam.

1889 - Chega o engenheiro Robert John Reid, encarregado de demarcar as terras da Fazenda Olhos d’Água. O engenheiro convence os posseiros a doarem parte de suas glebas para a formação de um povoado. A primeira doação vem de Joaquim Miguel dos Santos. Outras se seguem, totalizando a área de 100 alqueires.

1903 - Em 2 de março é criado o patrimônio do povoado de São João Batista dos Olhos d’Água.

1905 - Inaugura-se, em 29 de junho, a primeira capela, que viria a ser destruída por um incêndio em 4 de Agosto de 1910.

1906 - No dia 18 de dezembro, o povoado é elevado à categoria de distrito do município de Barretos e recebe o nome de Vila Olímpia, em homenagem a Maria Olímpia Rodrigues Vieira, afilhada do engenheiro Reid, nascida em 2 de Fevereiro de 1897.

1907 - É inaugurado o primeiro cinema, Cine São João, de Miguel Haidar e Guilherme Costa.

1910 - Cap. Narciso Bertolino funda a primeira escola do povoado. O primeiro grupo escolar viria em 1919 e o Anita Costa em 1940.

1914 - É inaugurado o cemitério São José e a estrada de ferro São Paulo-Goiás chega a Olímpia.

1918 - Surge o jornal A cidade de Olympia, de Fidelcino Pinheiro, tendo como editor Mário Vieira Marcondes (marido de Maria Olímpia), que viria se tornar o primeiro prefeito do município. No jornal atuava também Nino do Amaral, a quem se atribui a autoria do cognome “Cidade Menina-Moça”, dado a Olímpia.

1919 - Data da criação da Comarca de Olímpia, instalada em 10 de fevereiro do ano seguinte.

Fundação: 2 de março de 1903 

Gentílico: olimpiense

Prefeito: Fernando Augusto Cunha

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso