Diário da Região

11/03/2018 - 00h00min / Atualizado 11/03/2018 - 00h00min

Olímpia 115 anos

Folclore é atração especial

Festival anual abre espaço para diversas manifestações e tornou a cidade famosa em todo o Brasil; este ano, será realizada sua 54ª edição

Prefeitura de Olímpia A Praça de Atividades Folclóricas possui 96,8 mil metros quadrados
A Praça de Atividades Folclóricas possui 96,8 mil metros quadrados

A indústria do Turismo está fortemente presente na economia de Olímpia, ancorado, de um lado, por uma impressionante estrutura de lazer aquático e, de outro, pelo tradicional Festival de Folclore (Fefol), em torno do qual gravitam vários eventos paralelos. Não à toa, o município o título de Estância Turística em julho de 2014, sendo um dos mais importantes polos turísticos do Estado de São Paulo

O folclore foi a primeira matéria-prima empregada para fomentar o turismo na cidade. Idealizado por José Sant'anna, que já na década de 50 pesquisava o tema, inicialmente no ambiente escolar, depois pelas ruas olimpienses. Em 1965 foi realizado o 1º Festival do Folclore de Olímpia, evento que ganhou projeção nacional com o passar dos anos, consagrando a cidade como "Capital do Folclore".

As principais atrações do Festival se apresentam na Praça de Atividades Folclóricas "José Sant'anna", uma área de 96,8 mil metros quadrados, dos quais 6,5 mil de área construída, com instalações adequadas para o evento e que anualmente recebe vários grupos folclóricos e parafolclóricos de diversos Estados brasileiros. As demonstrações também acontecem em vários pontos da comunidade, levando à população da cidade a cultura folclórica brasileira.

Outros eventos são realizados paralelamente ao Festival, entre eles seminários sobre o tema, campeonato de malha bocha e truco, gincana de brinquedos tradicionais infantis, oficina de construção de brinquedos tradicionais, oficina e mostra de artesanato, exposição e concurso de artes plásticas, recitação de poemas, versos e contos, oficina de folguedos folclóricos, desfile, missão de ação de graças, exposição filatélica e até um rally com carros e motos.

Neste ano será realizada a 54ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que será acontecerá de 4 a 12 de agosto de 2018. Podem participar do grupos folclóricos e parafolclóricos, artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvam atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular. As inscrições vão até 16 de março de 2018. As regras para inscrição e respectivo formulário estão disponível no site oficial do evento (www.folcloreolimpia.com.br).

Museu

O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" é considerado um dos mais completos do Brasil, contando com um acervo com cerca de 3 mil peças.

Estão presentes neste espaço indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique e outras tradições), flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas, instrumentos musicais e peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.), além de biblioteca especializada e outras peças.

A mais antiga e valiosa das peças fica na parte exterior do museu. Trata-se de uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Inicialmente, o museu se instalou no prédio onde antes havia funcionado a Delegacia de Ensino (avenida Waldemar Lopes Ferraz, 1224), transferindo-se algum tempo depois para a rua Floriano Peixoto, 1228, onde hoje funciona a agência local do INSS, até chegar ao Edifício Giosué Tonanni, na rua David Oliveira, nº 420, endereço atual do museu.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso