Diário da Região

08/02/2018 - 00h46min / Atualizado 12/02/2018 - 09h01min

Espiritualidade

Retiros para a alma

Com o silêncio é possível adquirir o autoconhecimento e aprender que o amor e a gratidão são o caminho para a felicidade

Pixabay Retiros para a alma
Retiros para a alma

Líderes espirituais do mundo todos pregam que o verdadeiro sucesso é a plenitude interior, ou seja, é quando o ser humano se sente completo por ser quem é e por tudo o que realiza. Embora chegar a esse estado de espírito pareça ser fácil, a jornada é árdua até porque os problemas emocionais adoecem a alma. É por isso que os retiros espirituais têm sido a alternativa de quem busca o autoconhecimento para, consequentemente, encontrar o Eu Maior.

O padre João Paulo Ferreira de Macedo, da Comunidade Mar a Dentro, de Rio Preto, que há mais de 10 anos realiza retiros para a comunidade católica, explica a importância desse período de reflexão e louvor.

"Vivemos em um momento de turbulência e, justamente por isso, é fundamental esse encontro com Deus, porque encontramos o sentido das nossas vidas. Quando tiramos Deus, tudo perde o sentido. É por isso que hoje inúmeras pessoas estão sofrendo com depressão, estresse e síndrome do pânico, entre outros problemas", afirma. "Nos retiros, Deus nos mostra o seu grande amor - o amor de Pai", destaca.

Neste final de semana, o padre João Paulo conduz o Retiro Espiritual no Carnaval, com o tema "Amados pelo Pai - Abraçou-o e o cobriu de beijos", que acontece até terça-feira, dia 13, na Casa do Clero.

Índia

Pixabay / Divulgação Retiros para a alma - Índia Sri Prem Baba
Retiros para a alma - Índia Sri Prem Baba

O líder espiritual Sri Prem Baba conduz o Retiro de Silêncio Rishikesh, entre os dias 18 e 30 de março, no sagrado solo da Índia - uma terra abençoada por muitos yogis e santos. O encontro acontece no Sachcha Dham Ashram, que fica em Lakshman Jhula (Rishikesh), às margens do rio Ganges e aos pés dos Himalayas.

O retiro acontece na forma de acampamento, sem confortáveis tendas com capacidade para quatro pessoas do mesmo gênero (homens e mulheres ficam em alas separadas), e banheiros coletivos. O objetivo é voltar a atenção para dentro e cultivar o silêncio, além da valiosa conexão com os ensinamentos do líder espiritual.

Segundo o Prem Baba, o silêncio é a eloquência da existência. "Tudo o que é belo e verdadeiro nasce do silêncio. Vivemos num campo de silêncio, que é preenchido por sons, como o canto do pássaro, a voz de alguém ou o carro passando. Esses sons preenchem o campo do silêncio, mas o silêncio é a ponte para o eterno, a ponte para o nosso coração. Não importa a sua religião ou classe social, não importa o que você pensa. O silêncio é completamente livre de tudo. Ele é puro. É a expressão máxima da vida", destaca.

Informações: www.sriprembaba.org

Cabo Frio

Pixabay / Divulgação Retiros para a alma - Budismo
Retiros para a alma - Budismo

Quem deseja conhecer os ensinamentos de Buda não pode perder o retiro que será realizado no Hotel Mandai, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, com palestras da monja Coen Roshi. Durante um final de semana de junho (de 8 a 10), os participantes terão a oportunidade de aprender com a líder budista os caminhos Zen, de sabedoria e compaixão, que podem libertar do sofrimento. Os participantes também vão meditar e praticar técnicas que ajudam no autoconhecimento, como Zazen (meditação sentada), Kinhin (meditação andando), Shinrei (despertar, acordar), Tchoca (cerimônia da manhã), além de participar da leitura de sutras (ensinamentos de Buda).

Segundo a monja Coen, "a sabedoria não vem do acerto, mas do aprendizado com os erros", e viver Zen "é viver com plenitude cada experiência sagrada e única da vida humana, apreciando sua própria vida." O hotel fica localizado na praia das Dunas em Cabo Frio, com a comodidade de estar de frente para o mar e perto dos principais pontos da cidade.

Informações: www.ingressosmandai.com

Ibiúna

Pixabay / Divulgação Retiros para a alma - Seicho-no-ei
Retiros para a alma - Seicho-no-ei

A Sicho-no-ie oferece entre os dias 16 e 19 de abril o Seminário da Cura Divina, que será realizado na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual, em Ibiúna, em São Paulo. O objetivo desse retiro é a conscientização de que "Deus é alegria eterna, saúde infinita, provisão ilimitada, e que nos oferece somente felicidade." Os ensinamentos serão apresentados pelos orientadores Marlene Aparecida Von Mann Caramuru, Maria Assumpta Vilela Peixe, Antônio José Barbosa e Maria Luiza Lacerda Rocha.

O retiro é a oportunidade para a prática da meditação Shinsokan de oração mútua (manifestação da cura), oração para os antepassados e purificação da mente. Além disso, o encontro ajuda a conscientizar que o amor cura todos os males da alma, que corpo carnal é a sombra da mente, e a gratidão aos pais é a chave da felicidade e da prosperidade.

Informações: www.sni.org.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso