X

Diário da Região

24/03/2018 - 00h30min

DIARINHO

Crianças fazem atividades que mostram a importância da água

Crianças participam de atividades que mostram a importância da água para a vida no planeta

Mara Sousa 23/3/2018 Os estudantes Alana, Kalel (óculos)
e Thiago da Silva, da escola Cândido
Brasil Estrela, em Mirassol
Os estudantes Alana, Kalel (óculos) e Thiago da Silva, da escola Cândido Brasil Estrela, em Mirassol

Recurso natural necessário para a sobrevivência humana, a água foi tema de reflexão para alunos da escola municipal Cândido Brasil Estrela, em Mirassol. Os estudantes puderam comprovar e conhecer mais sobre o líquido da vida através de palestras e da produção de um texto sobre sua importância. As atividades foram em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira, 22.

"Tem processos químicos que tiram as impurezas da água para que haja o consumo humano", diz Kalel Rodrigues de Souza, 10 anos. "Aprendemos como a água sai dos poços artesianos e chega até as casas das pessoas depois de várias etapas", completa Alana Marçal Devechi, 10.

Nesses encontros, as crianças aprenderam o quanto a água está presente na vida do planeta, sobre o uso consciente, o ciclo da água e o caminho desde a captação até ela chegar na torneira.

Mas o que realmente preocupa Alana é o desperdício de água e a despreocupação que as pessoas têm ao usá-la. "É importante todos terem consciência que a gente depende da água e sem ela não existiríamos", fala Alana. A menina já viu pessoas desperdiçarem água ao lavarem calçadas e regarem plantas. "Para evitar o desperdício, minha mãe costuma aproveitar a água da máquina de lavar para limpar o quintal", afirma. A família de Thiago da Silva Barros também costuma reutilizar água da limpeza das roupas.

O pequeno Kalel também tem noção dos cuidados que devemos ter com nosso bem precioso. "Uma torneira aberta pode desperdiçar até 700 litros de água. Se continuar assim, o futuro das crianças pode ser prejudicado", comenta Kalel.

A turma da escola, juntamente com outros 700 alunos da rede municipal de Mirassol e Palestina, participa de um concurso de redação sobre a água. O concurso cujo tema é "A água e você" é organizado pela Sanessol, Esap - concessionárias de água e esgoto -, e pelas Secretarias de Educação de Mirassol e Palestina. O vencedor ganhará um tablet e o resultado sai nas próximas semanas.

(Colaborou Victor Stok)

 

Vamos dar risada

Atrasado

  • Joãozinho chega atrasado na escola e a professora pergunta:
  • O que aconteceu?
  • Fui atacado por um crocodilo! - diz o menino.
  • Nossa! E você se machucou?
  • Machucar não, mas o trabalho de matemática ele comeu todinho

Incompreensão

  • Sozinha, uma criança entra numa loja de óculos e diz ao vendedor:
  • - Boa tarde, senhor. Eu preciso de óculos.
  • -Para o sol? - pergunta o vendedor.
  • O menino, desconfiado, responde:
  • -Não, para mim!

Agendinha

Espaço Páscoa

O Iguatemi Rio Preto está com o Espaço Páscoa. Um ambiente lúdico e com decoração mágica e com atividades, oficinas, desenhos, contação de histórias infantis e fotos com o coelho. O local funciona diariamente até 1º de abril, das 14h às 20h. Para tirar fotos com o coelho é das 17h às 20h.

Leitura

Neste sábado, 24, a partir das 16 horas, será realizado o segundo encontro do projeto "Leitores em Ação", no Plaza Avenida Shopping. O tema será "O que não cabe no meu mundo: Crueldade". Podem participar crianças de 5 a 12 anos com os pais ou responsáveis. O evento é gratuito.

Aventuras

O Sesc Rio Preto apresenta neste domingo, 25, às 15h, a atividade literária "Histórias que as águas contam". Entre peixes, sereias e seres encantados, inspirados pelo mundo das águas, o público navegará por fábulas, lendas e cantigas refletindo sobre a importância da preservação das águas.

Minha dica é...

Arquivo Pessoal Minha Dica é ...
Minha Dica é ...

Branca de Neve

Minha dica é o livro da Branca de Neve com os personagens da Turma da Mônica, em que a mãe dela espetou o dedo em uma agulha e o sangue caiu na neve. Ela falou que sua filha ia ser branca como a neve, com lábios vermelhos como o sangue e com cabelos negros como o ébano. A história é um clássico da literatura.

Yasmin Magno da Silva, 11 anos

Leitura bacana

Divulgação Leitura Bacana
Leitura Bacana

Dragão

  • Autora: Cressida Cowell
  • Editora: Intrínseca

O livro inspirou um filme de animação. Soluço Spantosicus Strondus 3 foi um extraordinário herói vinking. Chefe guerreiro mestre com espadas e naturalista amador, era conhecido por todo território como "O Encantador de Dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um Dragão, e precisava ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo que conseguiu foi uma criaturinha pequena, encrenqueira, banguela e nada ameaçadora.

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso