X

Diário da Região

18/03/2018 - 00h30min / Atualizado 19/03/2018 - 11h55min

#FICAADICA

O que fazer no aniversário da cidade

Não faltam opções para curtir o fim de semana prolongado em Rio Preto e o #ficaadica desta semana mostra um roteiro gratuito para todos os gostos e públicos

Instagram Rio Preto comemora 166 anos
Rio Preto comemora 166 anos

O fim de semana promete bastante diversão para os rio-pretenses que desejarem celebrar os 166 anos da cidade, completados nesta segunda-feira, 19. São opções gratuitas para todos os gostos e públicos não ficarem em casa e aproveitarem a "Virada de Aniversário" com cultura, lazer, programação religiosa e também ajudar o meio ambiente ao plantar mudas de árvores pela cidade. Os eventos começaram neste sábado, 17, e vão até a noite de segunda-feira, 19.

Serão investidos R$ 200 mil para promover 80 atrações culturais, com apresentações de música, dança, teatro, cinema e exposições. Segundo a Prefeitura, são 43 horas de atividades culturais. Todos os eventos estarão divididos entre o Complexo Swift, o Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, e outros sete pontos nas proximidades do Parque da Represa. Ainda de acordo com a prefeitura, ao longo dos três dias de celebração, mais de 500 profissionais, entre artistas e técnicos estão envolvidos na Virada de Aniversário.

O encerramento da celebração de aniversário está marcado para as 20h de segunda, 19, com o show "Sambas de cá, Contos de lá", da banda Conto de Réis, no anfiteatro, e com apresentação de teatro do grupo Hum de Teatro, com a peça "O céu em preto e branco", no graneleiro da Swift.

Para garantir a segurança da população em todos os eventos, inclusive de madrugada, foi montado um esquema de segurança, que envolve a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e mais 40 seguranças particulares.

(colaborou Victor Stok)

Clique aqui para ver a programação completa da Virada de Aniversário.

1) Eventos culturais

Divulgação Humberto Lee durante apresentação na última edição do FEM
Humberto Lee durante apresentação na última edição do FEM

A programação da Virada de Aniversário de Rio Preto reserva diversas opções culturais para quem quiser curtir a data neste domingo, 18, e segunda-feira, 19.
São apresentação musicais como roda de viola, samba, clássicos dos anos 70, 80, rock, MPB, jazz, música clássica, sertanejo, hip-hop, reggae e blues. Além das opções musicais haverá espetáculos de teatro, workshop, apresentações de dança, exibição de audiovisuais e intervenções.
A agenda cultural da cidade reservou para este domingo, 18, a partir das 10 horas uma apresentação do violeiro Leandro Valentim, intitulada Vai Viola, e um pocket show com a dupla Dioran & Dioracy, nas seringueiras da Swift. No mesmo horário, mas no auditório está agendada uma apresentação do Esdras Nunes Trio, e uma peça de teatro para bebês, “A Palhacinha”, no graneleiro da Swift.
Durante a tarde e pela noite também haverá diversas opções de entretenimento, com shows de jazz, mpb, rock e música latina.
Humberto Lee se apresenta com seu show “Elétrico”, às 14 horas, no Piscinão. Também às 14h, haverá a apresentação de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, no graneleiro.
Um show com a cantora rio-pretense Luama, radicada em São Paulo, acontece neste domingo às 21 horas, no Paulo Moura; um encontro de Tião Taufic e a Velha Guarda do Samba de Rio Preto, além de outros músicos e grupos também se apresentam nestes dois dias.

2) Bolo

Divulgação/Prefeitura de Rio Preto Bolo de Aniversário dos 165 anos de Rio Preto
Bolo de Aniversário dos 165 anos de Rio Preto

Com 166 metros neste ano, um metro para cada aniversário da cidade, o tradicional corte do bolo será às 11 horas desta segunda-feira, 19, às margens do Lago 1 da Represa Municipal, próximo ao Anfiteatro Nelson Castro.
O evento costuma atrair bastante a atenção do público rio-pretense que marca presença todo ano no corte do bolo.
O bolo deste ano será produzido por 16 padarias da cidade, organizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan), que vai dividi-lo em 8,1 mil pedaços acondicionados em potes de plásticos. O “parabéns” de 2018 será cantado pela Banda Millenium.

3) Programação religiosa

Divulgação Fiéis na catedral da Igreja Universal em Rio Preto
Fiéis na catedral da Igreja Universal em Rio Preto

Na segunda, 19, dia de São José, padroeiro da cidade, a Catedral de São José tem programação religiosa especial para celebrar a data. Logo pela manhã, às 8 horas, será realizada a missa com benção para pessoas com nome “José”. Em seguida, às 10 horas, a missa pelos habitantes da cidade.

Pela tarde, às 16 horas, está programada a missa e procissão do Cordão de São José. As celebrações na catedral terminam às 19h30 com a realização da última missa do aniversário de Rio Preto.

A Catedral de São José está localizada na rua Siqueira Campos, número 3033, no centro de Rio Preto.

4) Lazer

Johnny Torres/Arquivo Zoológico Municipal
Zoológico Municipal

Para aqueles que desejam passear pela cidade e curtir o que Rio Preto tem de melhor em questão de lazer, é preciso atentar-se ao horário de funcionamento dos parques públicos. O Zoológico municipal fica aberto das 9h às 17h neste domingo e segunda para quem quiser passear e conhecer os animais que lá estão expostos.

Os Parques Ecológicos da cidade também estarão abertos nestes dois dias, das 9h às 18h. Os dois locais fecham apenas na terça-feira, 20, para manutenção.

A Cidade das Crianças também estará aberta para quem quiser passear com a criançada neste feriado. O local pode ser visitado das 9h às 17h, tanto no domingo como na segunda.

5) Ajudar o meio ambiente

Quem quiser passar o feriado prolongado ajudando a melhorar a qualidade do ar de Rio Preto pode participar do plantio de mudas na rua Prosperina Picchi Gigliotti, no São Marcos, neste domingo, 18, das 8h às 10h. Outra ação também será realizada na rua Bernardino de Campos, às 8h, através da 9ª etapa do projeto Muda que a Cidade Muda, em que serão plantadas 400 árvores.
Organizada pela Associação Amigos dos Mananciais (AAMA), todos os interessados podem participar, seja comparecendo e ajudando em um dos eventos de plantio ou criando sua própria iniciativa na sua comunidade.
Na segunda-feira, 19, às 8 horas, 100 novas árvores serão plantadas em área de reflorestamento ao lado dos Escoteiros. No mesmo dia e horário, o grupo Corredor Ecológico fará plantio e manutenção de árvores na região dos Damhas.
Mais tarde, às 10h30, acontece um debate sobre captação da água do rio Grande, à sombra da figueira do São Marcos e deve reunir ambientalistas, renomados pesquisadores da Unesp e o biólogo do Instituto Ipê, Rafael Morais Chiaravalloti.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso