X

Diário da Região

01/04/2018 - 00h30min

Saboroso e Irresistível

Veja a história e motivos para ir à Festa do Milho

Todos os anos, milhares de pessoas se deslocam a Jaci para se deliciar com os pratos vindos do milho verde

Johnny Torres/Arquivo preparação para Festa do Milho
preparação para Festa do Milho

A tradicional Festa do Milho já faz parte do cardápio e do calendário de inúmeros moradores da região. Em sua 29° edição, que vai ser realizada nos dias 8 e 15 de abril, o evento promete ser ainda melhor. Todos os anos, milhares de pessoas se deslocam a Jaci para se deliciar com os pratos vindos do milho verde. São opções gastronômicas para todos os gostos, idades e preferências.

"A festa do milho começou com minha chegada em Jaci. Na década de 80, todo mundo plantava milho e aos domingos as famílias se reuniam e faziam vários pratos que tinham ele como 'carro-chefe'. Nessas reuniões familiares de comer milho eu era chamado para participar, foi aí que tive a ideia de fazer a festa," diz Frei Francisco Belotti.

Com o grande cultivo de milho na região, a festa logo em sua primeira edição foi um sucesso, a expectativa de 300 pessoas deu lugar a 600, sendo que a partir daí o crescimento não parou. "No segundo ano, montamos a festa em outro lugar, com expectativa de 1.000 apareceram 2.000 pessoas" conta o frei.

Ao decorrer dos anos a festa foi se modificando, ganhando a característica de todos os anos ter uma receita nova no cardápio. Frei Francisco conta que essa história começou nos primeiros anos da festa, dando lugar à multiplicação de novos opções de sabores.

"Nesse ano, como é tradição, a gente escolheu o milho tropeiro como novidade. Ele vem do Mato Grosso, lá o pessoal trocou o feijão-comum pelo tropeiro. Aí chegou aqui a sugestão, testamos e o pessoal gostou" destaca.

Para ter todo ano uma novidade, os organizadores do evento contam com a colaboração dos visitantes, que segundo o frei, comumente, levam sugestões de pratos para as próximas edições do evento. "A gente conta com a colaboração de inúmeros voluntários, e das pessoas que vêm prestigiar a festa. Inclusive, temos pessoas de outros estados que vêm, porque foram tratadas em nossas casas de recuperação" destaca.

O milho da solidariedade que aglutina tantas pessoas, busca unir. "Eu convido a todos para participar da vigésima nona Festa do Milho, porque é a festa de conviver com outras pessoas, amigos e parentes, participando da celebração das missas, e ao mesmo tempo ajudando nossas obras de recuperação. Conto mais uma vez com a participação de todos que gostam de um bom milho verde e daqueles que nunca vieram" conclui o frei.

(Colaborou Rone Carvalho)

Cinco motivos para ir à Festa do Milho de Jaci

SOLIDARIEDADE: Muito além dos pratos e delícias, a Festa do Milho de Jaci apresenta um intuito muito especial, o de solidariedade. No evento, inúmeros voluntários ajudam na preparação dos pratos que são comercializados. O valor arrecadado pelas vendas é revertido em benefício das pessoas que estão em hospitais, casas terapêuticas, entre outros serviços fornecidos pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, que tem obras na região, em outros estados e no Haiti.

TRADIÇÃO: a festa já está na 29ª edição e carrega grande tradição, sendo um dos eventos mais importantes da região. Reúne em um só lugar delícias feitas de milho, voluntariado e solidariedade, fé e lazer.

SABORES: Os inúmeros pratos que fazem parte dos sabores da festa são irresistíveis. Desde a tradicional pamonha ao milho tropeiro que promete conquistar quem visitar a festa. Os pratos feitos com milho verde aguçam o paladar de quem gosta de doce e salgado. Bolo, curau, pastel, risoto, sorvete, escondidinho, cuscuz e até linguiça de milho são alguns dos pratos da festa.

: Movida a uma palavra que representa a organização da festa, as missas durante o evento promovem a fé de quem participa do evento. Com missas para quem é voluntário e frequenta o evento, o ambiente é uma ótima opção para quem deseja aproveitar para realizar suas orações e preces.

FAMÍLIA: Por ser em dois domingos a Festa do Milho de Jaci é uma ótima opção de lazer para toda a família. São vários os lugares para quem deseja se divertir. De possibilidades para crianças para adultos e idosos. Quem ainda não foi à festa, o segredo é conhecer, se deliciar, divertir e aproveitar com toda a família.

HISTÓRIA

A festa, e um dos maiores eventos gastronômicos da região Noroeste do Estado de São Paulo, foi criada com o objetivo de envolver a comunidade nos trabalhos da Associação, estimular a solidariedade e despertar o olhar para os mais necessitados, fazendo brotar a vivência da caridade naqueles que participam. Hoje, se tornou evento típico da região, tendo grupos de pessoas que todos os anos visitam a festa.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso