Diário da Região

06/04/2018 - 20h06min

PERNAS TURBINADAS

Pilates ajuda a definir diversos músculos do corpo

Pilates trabalha o corpo de forma global, ajuda a modelar, principalmente as pernas

Mara Sousa A fisioterapeuta Maria Amélia Quesada, da Innere Studio Pilates, explica que o Pilates é um método de condicionamento físico que utiliza as molas e o peso corporal principalmente como sobrecarga, o que faz dele um excelente exercício 
para modelar o corpo
A fisioterapeuta Maria Amélia Quesada, da Innere Studio Pilates, explica que o Pilates é um método de condicionamento físico que utiliza as molas e o peso corporal principalmente como sobrecarga, o que faz dele um excelente exercício para modelar o corpo

 Nem todas as mulheres nascem com a genética afortunada de celebridades como Sabrina Sato e Paolla Oliveira. No entanto, qualquer uma pode aderir a um treino ou exercícios para apoderar-se de coxas definidas. E não só aguachamento que ajuda a definir as pernas. As malhadoras podem apostar no Pilates. Inspire-se nas dicas de quatro especialistas no método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920 e adicione as versões que atenda melhor seus objetivos no treino.

A fisioterapeuta Rosiley S. Cosenza Dourado, da Cosenza Fisioterapia, afirma que a prática do Pilates pode ajudar a modelar o corpo e principalmente as pernas. “Para quem não conhece, o Pilates é um exercício físico que trabalha a consciência corporal através do treino de força, flexibilidade e equilíbrio. Criado pelo alemão Joseph Pilates, a atividade tem como proposta tonificar a musculatura, trabalhando com o peso do próprio corpo, resistência de molas e aparelhos específicos”, afirma a especialista.

Um dos exercícios indicados para deixar as pernas turbinadas, segundo Rosiley, é o alongamento. “Você trabalha o corpo de forma global, com ênfase no centro do seu corpo o abdômen fortalecendo e alongando todos os músculos do seu corpo. A atividade proporciona uma silhueta alongada e definida.”

O Pilates é um método de condicionamento físico, que integra mente e corpo ampliando a capacidade de movimentos. Neste cenário, Cinthia Abufares Soares, fisioterapeuta e diretora da Ergodinâmica, afirma que Pilates é um excelente exercício para deixar as pernas linda por causa do aumento do tônus muscular promovido pela técnica.

Cinthia sugere dois exercícios para deixar as pernas firmes e conta a passo a passo. “Deitada de barriga para cima, uma perna dobrada e a outra esticada. Subir e descer a perna esticada, sempre com joelhos retos e a ponta dos pés para baixo, sem tocar o chão. Subir a perna o máximo que conseguir, sempre com a perna tensionadas. Repetir do outro lado, 10 vezes cada lado.”

A outra opção é garantia de deixar as pernas malhadas. A explicação é bem simples. “Deitada de barriga para cima e os pés na bola e as pernas dobradas. Subir um pouco o quadril do chão e nessa posição esticar e dobrar as pernas 10 vezes. Não descer o quadril e permanecer com o abdômen contraído por todo exercício.”

Benefícios dos exercícios

O Pilates modela as pernas porque proporciona um fortalecimento eficaz dos músculos. A fisioterapeuta Jaqueline Buainain, do estúdio que leva seu nome, afirma que ele tonifica e define a musculatura. “O método trabalha toda a musculatura profunda e quanto mais a pessoa praticar, maior será os resultados com o ganho de força e definição muscular. O Pilates trabalha o corpo como um todo. O segredo não está com quanto de peso (quilo), mas sim como a pessoa executa o exercício.”

A fisioterapeuta Maria Amélia Quesada, da Innere Studio Pilates, explica que o Pilates é um método de condicionamento físico que utiliza as molas e o peso corporal principalmente como sobrecarga, o que faz dele um excelente exercício para modelar o corpo.

Maria Amélia afirma que os exercícios que atuam para deixar as pernas mais bonitas são o Leg Círculos e a Front Split no Reformer e suas variações, além da ponte de ombros e suas variações. “Através dessas variáveis podemos adequar a prática para um grande número de pessoas, inclusive para pessoas com contra indicação para outros tipos de exercícios, atingindo os objetivos de fortalecimento muscular obtendo como resultado um corpo torneado.” 

Saiba mais

O Pilates é um conjunto de exercícios que

trabalha o controle muscular, criado pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920.

Seu objetivo é o controle e a conexão entre corpo

e mente. O método restaura indivíduos com

patologias e promove o aumento da qualidade

de vida dos praticantes

Fonte - Cinthia Abufares Soares, fisioterapeuta

Benefícios do pilates

Condicionamento físico

Melhora da circulação sanguínea

Tonificação e fortalecimento muscular

Previne lesões

Bem-estar e qualidade de vida

Combate ao estresse (concentração

e relaxamento)

Fonte - Rosiley S. Cosenza Dourado, fisioterapeuta

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