X

Diário da Região

01/04/2018 - 00h00min

TURISMO NO MÉXICO

Escolha: Los Cabos ou Riviera Maya?

Semelhanças e diferenças entre Los Cabos e Riviera Maya, duas das principais atrações do extenso litoral mexicano

Fotos: Carla Lencastre O Arco do Cabo San Lucas, com formação rochosa, é um passeio imperdível
O Arco do Cabo San Lucas, com formação rochosa, é um passeio imperdível

No princípio é água e alguma areia. É só olhar de perto para ver que a água é de uma cor aqui e de outra ali. Assim como a areia. Riviera Maya e Los Cabos são dois dos mais importantes destinos turísticos litorâneos no México. Um é banhado pelo Mar do Caribe; o outro, pelo Mar de Cortez, no Pacífico. Os cenários praianos diferem nas cores do mar, da areia, da vegetação e do céu; na hospedagem; nos atrativos. Excelente infraestrutura hoteleira, ótimo serviço, bons restaurantes, tequilas de qualidade e cardápio variado de passeios são pontos em comum.

O México está hoje entre os dez países que mais recebem visitantes internacionais em todo o mundo. Em 2017, foram 35 milhões de chegadas, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) - é até covardia comparar com o Brasil, há anos patinando no patamar dos seis milhões de visitantes internacionais. E é o segundo país com mais turistas em todas as Américas.

A liderança no continente é dos Estados Unidos. Que por sua vez é o maior responsável pelos números incríveis de chegadas internacionais ao México. A beleza natural do país, a história, a gastronomia e a infraestrutura das principais regiões turísticas fazem a sua parte. Agora é só escolher qual tom de azul combina melhor com as suas férias.

Riviera Maya - sob as cores suaves do Mar do Caribe

Carla Lencastre Em Playa del Carmen, há hotéis para todas as faixas de preço, além de bares, lojas e restaurantes
Em Playa del Carmen, há hotéis para todas as faixas de preço, além de bares, lojas e restaurantes

Praias espetaculares banhadas pelo Mar do Caribe, vegetação luxuriante, ruínas maias, vida noturna animada, tudo isso transformou Riviera Maya e Cancún, na Península de Yucatán, nos dois principais destinos turísticos do país. A Riviera começa onde Cancún termina. E se estende por 100km até Tulum. Apesar da proximidade geográfica com a cidade turística mais famosa do México, o ambiente é menos festeiro e mais sofisticado, sem ser sinônimo de ostentação. Há novos hotéis de estilo despojado, que lembram casas de praia cheias de charme e conforto. É possível ainda alugar uma casa de verdade ou um apê.

Os melhores resorts oferecem serviços exclusivos, diferentes daqueles do padrão all-inclusive de Cancún. É só escolher que tipo de hospedagem combina melhor com seu estilo de vida e bolso. A região abriga resorts repletos de bares e boates, que reproduzem o esquema de Cancún. Se esta for a sua praia, fique em Cancún. Há mais opções. O bacana da Riviera Maya é investir em um hotel charmoso em meio à vegetação para aproveitar uns dias de praia e piscina, contemplar fauna e flora, passear, quem sabe uma corridinha na areia ou uma aula de yoga, experimentar boas tequilas, jantar cada dia em um restaurante diferente.

Ou então ficar no centro de Playa del Carmen, onde há opções de hospedagem em todas as faixas de preço, além de bares, boates, restaurantes e lojas. Ali dá para fazer quase tudo a pé. Os resorts também não exigem carro. Estão a curta (e barata) corrida de táxi de Playa, como o vilarejo é chamado.

Cenotes e corais

A Riviera Maya reúne o maior conjunto de rios e poços submersos do mundo, conhecidos como cenotes; a segunda maior barreira de corais, com mais de mil espécies de peixes e corais e uma vegetação de impressionar até quem convive com a Mata Atlântica. Os hotéis só puderam ser construídos a partir de estudos de impacto ambiental exigidos pelo governo. Hoje, a preservação é um dos principais atrativos da região.

Entre seus vários complexos hoteleiros, um dos mais interessantes é Mayakoba, a 20 minutos do centro de Playa. Luxo sustentável é o mantra local. São quatro resorts, Fairmont, Rosewood, Banyan Tree e, o mais recente, Andaz, todos entre o Mar do Caribe e a vegetação, que reúne cinco diferentes ecossistemas: mangue, floresta tropical, lagunas, canais e dunas costeiras. Andaz, do grupo Hyatt, inaugurado há um ano, traduz o conceito de casa de praia contemporânea, com quartos amplos de piso frio, detalhes em cores fortes e azulejos hidráulicos compondo mosaicos.

Os ótimos restaurantes de Mayakoba também recebe o público em geral. Há transporte por terra entre os hotéis. Escolha ir por água. O passeio de barco que leva de um hotel a outro pelos manguezais é gratuito, e o guia vai destacando a fauna e a flora. Ano passado, Mayakoba concluiu uma renovação milionária em todo o ecossistema da região costeira, levando em conta os princípios de sustentabilidade. Com o aquecimento global, a faixa de areia estava cada vez mais reduzida. Agora a praia tem em média 30m de largura.

No mar, foram instaladas nove barreiras com 500 colônias de coral para que o recife possa ressurgir. Há 89 mil novas plantas, incluindo 300 palmeiras endêmicas, plantadas nas dunas para ajudar na recuperação da flora local. A fauna reúne jacarés, tartarugas e peixes, e dezenas de espécies de aves, como colibris e pelicanos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso