Diário da Região

14/04/2018 - 00h30min

DIARINHO

Projeto em escola aproxima crianças das plantas e frutas

Escola faz encontro semanal de crianças com engenheiro ambiental para criar consciência ecológica

Fotos: Mara Sousa 11/4/2018 Ao lado, Luisa Piloto Guedes, 4 anos, (esquerda) e Maria Carolina Machado, 4, em contato com as plantas. Abaixo, a pequena Maria Laura Andrade de Oliveira, 2, conhecendo 
as frutas
Ao lado, Luisa Piloto Guedes, 4 anos, (esquerda) e Maria Carolina Machado, 4, em contato com as plantas. Abaixo, a pequena Maria Laura Andrade de Oliveira, 2, conhecendo as frutas

Compreender a natureza à nossa volta e sentir-se parte dela por meio do aprendizado das frutas, das plantas, das árvores e do cuidado com o meio ambiente. É o que as crianças da escola Luz da Vida, em Rio Preto, fazem em encontros semanais com um engenheiro florestal.

Desde cedo a criançada tem ligação com as frutas e passa a conhecer e descobrir novos sabores. "Gosto mais de banana. Mas com a atividade aprendi sobre as sementes e caroços. Temos que tomar cuidado com os caroços para não engasgar", disse Luísa Polito Guedes, de 4 anos. A banana também é a preferida da pequena Maria Laura Andrade de Oliveira, 2 anos.

Nas brincadeiras da criançada, é fruta que não acaba mais. Eles conhecem a textura, as cores, os sabores e os tamanhos para descobrir o rico universo da variedade frutífera brasileira. É importante compreender os valores energéticos e vitaminas de cada uma delas.

Além das frutas, flores, plantas e insetos também são conhecidos pela garotada. Eles fizeram um adubo orgânico ao invés de químico para colocar na jabuticabeira da escola. "As crianças devem compreender o equilíbrio e o respeito à natureza", comentou o engenheiro Ivan Carareto Macierinha, responsável pela atividade. "Uma das crianças chegou a impedir que a mãe se livrasse de um casulo. A menina pediu para a mãe esperar todo o processo", acrescentou. A natureza tem seu ciclo, que deve ser respeitado.

Em relação às plantas, as crianças conheceram também aquelas que podem ser perigosas. "Aprendi sobre as plantas venenosas e que elas podem machucar as pessoas", disse Maria Carolina Oliveira Machado, 4. A menina passou a tomar mais cuidado na hora de mexer nas plantas.

Estar em contato com a natureza e se relacionar com ela de maneira harmônica é um dos meios para que no futuro tenhamos boa qualidade de vida no planeta Terra.

(Colaborou Victor Stok)

Vamos dar risada

Tentando se salvar

A mãe pergunta para seu filho:

- Luisinho, cadê a maçã que estava aqui na mesa?

O filho responde:

- Dei para um menino faminto.

A mãe, cheia de curiosidade, questiona:

- E quem era esse menino?

- Eu, mamãe - respondeu.

Desconhecimento

Na aula, o professor pergunta:

Imagine que você tem um real e pede ao seu pai mais um real. Com quantos você fica?

Um real! - responde Lucas.

Você não sabe nada de matemática - retruca o professor.

E o senhor não sabe nada sobre o meu pai.

Agendinha

Apresentação

Personagens de "A Patrulha Canina" e "Ladybug" marcam presença neste sábado, 14, no Plaza Avenida Shopping, para interação com o público. A partir das 15 horas eles apresentam um show musical na Praça de Eventos, com entrada gratuita.

Espetáculo

O Sesc Rio Preto apresenta neste domingo, 15, às 15 horas, a peça "Nas Terras de Kublai Klan". Na aventura, Marola é uma personagem que adora contar histórias e é atraída pela ideia de se tornar uma artista. Ela começa a encenar viagens de seu amigo Marco Polo às terras do imperador Kublai Khan, na China. Crianças de até 12 anos não pagam.

Teatro

A peça deste domingo, 15, do projeto Domingo é Dia de Teatro do Shopping Iguatemi é "O Patinho Feio". A apresentação é gratuita e começa às 16 horas, em frente à Escola de Artes Lígia Aydar.

Minha dica é...

Divulgação Minha Dica é ...
Minha Dica é ...

O Toró

Minha indicação é o livro "O Toró" que conta a história de uma formiguinha em um lindo dia de sua vida. Mas, de repente, uma onda separa ela de sua mãe. A aventura é bastante divertida para o leitor. O livro tem também outros bichinhos como joaninhas, caracóis e tatu.

Juliana Aparecida da Silva Avelino, 9 anos

 

Leitura bacana

Divulgação Leitura Bacana
Leitura Bacana

Andira

  • Autora: Rachel de Queiroz
  • Ilustrações: Cláudio Martins
  • Editora: José Olympio

A aventura da escritora relata a história de Andira, uma andorinha que, por ser muito pequena e ainda não saber voar, fica para trás quando suas amigas se preparavam a migração de inverno, realizada pelas aves. Nascida em uma igreja, a andorinha começa a ser criada por uma família de morcegos, que ensina à pequena seus hábitos. Além da trama, as ilustrações também chamam bastante atenção do público.

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso