Diário da Região

21/04/2018 - 00h30min

DIARINHO

Projeto na escola usa aves para inspirar estudos

Escola usa aves para ensinar matemática, português, geografia, ciências e até relações familiares

Mara Sousa 18/4/2018 Emanueli Mendes e Gustavo Fissmer com a galinha e os filhotes de galinhas-d'Angola
Emanueli Mendes e Gustavo Fissmer com a galinha e os filhotes de galinhas-d'Angola

Com a companhia de uma galinha e alguns filhotes de galinha-d'Angola, as crianças da escola municipal João José Féris, na Vila Toninho, puderam entrar em contato com o mundo animal, aprender a respeitar as diferenças e conhecer outras questões escolares em atividade iniciada em fevereiro deste ano. Ao todo são 15 animais no galinheiro.

Os alunos do primeiro ao quinto ano da escola acompanharam desde a chegada dos ovos, que foram chocados por uma "mãe adotiva". "Gostei de ver os pintinhos nascendo. Tenho um pouco de medo de cachorro, mas de galinha não", falou Emanuele Mendes Diniz, 6 anos. Os animais do galinheiro viraram mascote da escola em 2018 e os projetos e atividades envolvendo seu universo devem continuar até o fim do ano.

Todas as salas fizeram alguma atividade relacionada aos animais. Trabalham lugares da África (geografia), conceitos de aves e características dos animais (ciências), produziram obras em argila (artes), quantidade de ovos (matemática) e interpretaram o poema "A Galinha d' Angola", de Vinícius de Moraes (Português).

A criançada demonstrou conhecimento na hora de explicar o que aprenderam. "A diferença entre elas é que a galinha normal não tem pintinhas nas penas e tem a crista diferente. Aprendi também que as galinhas-d'Angola se alimentam de bichinhos, mato e milho", explicou Wenli Rissi Scoralick, 6. "Eu gostei de saber que os ovos se chocam quando eles ficam embaixo da galinha", disse Gustavo Fissmer Vecchini, 6. "Elas comem minhoca, cobra, escorpião e vieram da África", completou Davi Carlos da Silva Ferian, 6.

Os alunos fizeram também pinturas, fotografias, apresentações de dança e capoeira. Também houve estudos sobre a influência da cultura africana na música brasileira, com as canções "Makulelê" e "Morena d'Angola".

A adoção também foi abordada nas atividades, já que os ovos de galinha-d'Angola foram chocados por outra espécie de galinha, que cuida dos pintinhos como se fosse a verdadeira mãe.

Uma Mostra Cultural Afro-Brasileira chegou a ser realizada pela escola na última semana para exibir as atividades aos familiares dos estudantes. "A relação entre as crianças e os animais foi perfeita. Eles estão apaixonados. Sabem de tudo a respeito deles. Foi interessante para eles entenderem as diferenças e a aceitação do outro", comentou a professora Adriana Marcosse.

(Colaborou Victor Stok)

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Vamos dar risada

A Conversa

Duas pulgas conversando enquanto andavam em grudadas em um cão:

- O que você faria se ganhasse na loteria?

A amiga diz, com ar de sonhadora:

- Ahhh. . . eu comprava um cachorro só pra mim!

Compensação

O garotinho está chorando e sua mãe pergunta o motivo:

- É que perdi dez pratas...

- Tome dez e pare de chorar.

O garoto cai de novo no choro. Pergunta então sua mãe:

- O que foi dessa vez?

- É que se não tivesse perdido dez pratas, agora eu teria vinte!

Agendinha

Troca de figurinhas

Neste sábado, 21, o Plaza Avenida Shopping promove um encontro especial para colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018. O evento será a partir das 15h na Praça de Eventos, primeiro piso. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Exibição

O Sesc Rio Preto exibe neste domingo, 22, às 15h, o filme "Mogli, o Menino Lobo", gratuitamente. Mogli é um garoto que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera. O teatro do local tem 228 lugares e os ingressos devem sem retirados com antecedência.

Olimpíadas

Até o próximo dia 30 de abril, o Iguatemi Rio Preto traz para o público infantil a atração Olimpíadas Kids. O local é um circuito de atividades, onde as crianças são estimuladas à competição esportiva e interação social. O valor para a atividade é de R$ 20 por 15 minutos de brincadeira.

Minha dica é...

Divulgação Minha Dica é
Minha Dica é

Memória de elefante

Minha indicação é o livro "Elefantes nunca esquecem", porque conta a história de um elefante que se dá conta de que está sozinho. Mas ele encontra búfalos e tudo que eles faziam o elefante queria fazer também. O tempo vai passando, ele cresce e fica como um membro do rebanho.

Geovana Guedes de Souza, 9 anos

Leitura bacana

Divulgação Leitura Bacana
Leitura Bacana

O Lórax

  • Autor: Dr. Seuss
  • Editora: Cia das Letras

O livro é uma fábula clássica sobre a preservação do meio ambiente. Lórax é um grande defensor da floresta devastada pelo ganancioso Já-era-uma-vez e suas fábricas de veste-tudos. A criançada vai conhecer o protetor das árvores de trúfulas e o relato de Já-era-uma-vez, que passa a entender a importância da preservação da natureza. O autor da obra publicou diversos livros infantis entre eles Grinch, Horton e o Gato de Cartola.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso