Diário da Região

26/04/2018 - 00h30min

PEREGRINAÇÃO

Ciclistas de Rio Preto vão percorrer o Caminho da Fé em cinco dias

Após 110 dias de treino, grupo inicia a jornada na manhã desta sexta-feira, 27

Mara Sousa / Arquivo Rosângela Pardo e Marcelo Lopes durante treino, em Rio Preto, para o Caminho da Fé
Rosângela Pardo e Marcelo Lopes durante treino, em Rio Preto, para o Caminho da Fé

Um grupo de 29 ciclistas de Rio Preto, liderado pelo educador físico Marcelo Lopes, da Outdoor Assessoria Esportiva, segue nesta quinta-feira, 26, até Águas da Prata, cidade localizada na encosta da Serra da Mantiqueira, para dar início a um dos principais desafios de suas vidas: percorrer o Caminho da Fé em cinco dias. A "largada", no entanto, será na manhã desta sexta-feira, 27.

Diariamente os peregrinos vão pedalar 80 quilômetros, em média, por uma estrada de terra recheada de lindas paisagens, ar puro e muitas histórias para contar. No total são 330 quilômetros até o Santuário Nacional de Aparecida - o maior santuário Mariano do Brasil -, no município de Aparecida, no vale do Paraíba. "Começaremos a pedalar na sexta-feira de manhã e chegaremos em Aparecida na terça-feira, dia 1º, na hora do almoço", afirma.

O educador físico, que já liderou outros grupos a percorrer o Caminho da Fé, diz que o primeiro e o último dia são os mais difíceis. "O primeiro dia merece mais atenção porque a quilometragem é uma das maiores e também porque o trecho inclui duas subidas muito forte. No último dia vamos percorrer uma subida muito famosa, saindo da cidade de Luminosa até Campos do Jordão. Além de ter uma grande distância, é a pior altimetria", explica.

A aposentada Rosângela Escobar Pardo, 60 anos, é uma das mais empolgadas da turma. "Me preparei muito para o Caminho da Fé, e e estou muito feliz em cumprir a minha meta para 2018."

Sem aventuras

Para cruzar o Caminho da Fé a bordo de mountain bikes é preciso muito treino e planejamento, além de uma equipe de apoio. "Esse grupo é formado por iniciantes no esporte, por isso tivemos 110 dias de treino - sempre com muita orientação para que todos conseguissem completar o percurso", conta. Além do trabalho físico, psicológico e social, Marcelo também teve a missão de organizar toda a logística, definindo os pontos de parada e pousadas. "Durante a corrida, vou pedalar junto com eles, coordenando o grupo. O objetivo é estimular aqueles que têm menos resistência a pedalar junto com o grupo, além de segurar os mais fortes para que não fiquem muito distantes", destaca. "Apesar de o caminho ser bem sinalizado, podem acontecer alguns erros ou falhas. Pode acontecer de quebrar o equipamento e a pessoa estar muito a frente ou atrás, e ficar sozinho um período."

Resiliência

Com a experiência de quem já coordenou outros grupos, Marcelo confirma que os ciclistas concluem a peregrinação modificados. "As pessoas aprendem a resiliência. Durante os cinco dias de percurso, especialmente numa turma tão grande como essa, a pessoa aprende que não adianta ter o melhor condicionamento físico porque vai ter que empurrar a bicicleta em determinados pontos, como os outros. Não adianta ter pressa porque vai parar e esperar o colega", observa. "As pessoas aprendem a conviver em grupo, aceitar as regras impostas e a conviver com os defeitos e qualidades de cada um do grupo. São cinco dias em que as pessoas precisam do apoio dos amigos para completar todo o percurso, e isso gera mudança, sim", afirma Marcelo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso