Diário da Região

12/04/2018 - 11h29min

USP

Morre o professor de literatura Massaud Moisés

Entre as literaturas vernáculas, especialmente a brasileira e a portuguesa, e a teoria da literatura, publicou algumas obras fundamentais

O professor de literatura portuguesa da USP Massaud Moisés morreu nesta quarta-feira, 11, dois dias depois de completar 90 anos. O velório será realizado nesta quinta-feira, 12, das 8h às 12h, no Cemitério do Morumbi, no mesmo local onde será enterrado, às 13h. Moisés sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Massaud Moisés ingressou como assistente da Cadeira de Literatura Portuguesa, em 1952, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). Dois anos depois, em 1954, assumiu oficialmente a mesma Cadeira e lecionou por mais de quarenta anos até se aposentar em 1995, no atual Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), segundo nota do órgão divulgada na quarta-feira, 11.

"Durante toda a sua carreira, desenvolveu importantes trabalhos de pesquisa e escreveu inúmeros artigos e livros nas áreas de teoria literária, literatura portuguesa e literatura brasileira", diz a nota do DLVC.

Ele também foi professor visitante nas universidades norte-americanas de Wisconsin (1962-1963), Indiana (1967-1968), Texas (1971), Califórnia (1982), Vanderbilt (1970-1987), e na Universidade de Santiago de Compostela (2001).

Entre as literaturas vernáculas, especialmente a brasileira e a portuguesa, e a teoria da literatura, publicou algumas obras fundamentais nos estudos literários brasileiros, entre elas A Literatura Portuguesa, História da Literatura Brasileira (5 volumes), A Criação Literária (3 volumes), Literatura: Mundo e Forma e A Análise Literária. Moisés também era membro da Academia Paulista de Letras.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso