Diário da Região

25/04/2018 - 10h35min

FERNANDA YAMAMOTO

Comunidade Yuba é tema do desfile da SPFW

Comunidade japonesa de Mirandópolis serviu de 'laboratório' para Fernanda Yamamoto dar vida à sua nova coleção

Zé Takahashi/Fotosite Membro da comunidade de Mirandópolis durante desfile na SPFW
Membro da comunidade de Mirandópolis durante desfile na SPFW

É emocionante ver o amadurecimento da moda de Fernanda Yamamoto. Na coleção, apresentada na terça-feira, 24, a estilista fez uma enorme experimentação envolvendo modelagem e tingimento.

Criou todas as peças de desfile baseando a modelagem em apenas em três formas: o círculo, o triângulo e o quadrilátero. E trabalhou com a pigmentação natural da seda, do algodão e do poliéster para chegar em uma cartela ampla que passeou por todas as cores do arco-íris, com destaque para os tons terrosos.

O processo de criação foi feito depois de imersão na cultura da comunidade japonesa Yuba, fundada em 1930, por Isamu Yuba, inspirado em conceitos filosóficos da obras de Tolstói e Rousseau. Localizada em Mirandópolis, a 600 quilômetros de São Paulo, a comunidade formada por 60 pessoas, divide o tempo entre o trabalho agrícola e práticas artísticas.

"Fiquei bastante sensibilizada com a simbiose entre lavoura e arte", diz Fernanda. "Tentei traduzir essa dualidade entre a aspereza e a suavidade nas roupas."

Os vestidos volumosos e sofisticados, com um delicado trabalho de pequenos plissados, seguiram conceitos de Yuba, evitando desperdício e usando plantas coletadas na própria comunidade, como o urucum, a folha de caju e a flor e cosmos para o tingimento.

Causou especial comoção a entrada de membros da comunidade na passarela. Gente idosa, baixinha, gordinha, alta, sorridente e astral. Enfim, gente como a gente!

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso