Diário da Região

12/05/2018 - 00h30min

DIARINHO

Pequena Livia além de criar um aplicativo sonha em ser youtuber

A pequena aluna de 7 anos sonha em ser youtuber, mas antes aprende outros recursos da tecnologia

Mara Sousa 10/5/2018 Livia Leite Elzark,
7 anos: antenada,
menina desenvolve
aplicativo e quer
ser famosa pelo YouTube
Livia Leite Elzark, 7 anos: antenada, menina desenvolve aplicativo e quer ser famosa pelo YouTube

Muitas crianças têm sonho de ser médico, professor, engenheiro, bombeiro. Livia Leite Elzark, de 7 anos, pensa em algo mais voltado à tecnologia: quer ser youtuber. Tanto que ela já se prepara para isso, aprendendo e convivendo com o mundo tecnológico.

Com ajuda dos professores de uma escola de tecnologia de Rio Preto, a menina está desenvolvendo um aplicativo para as pessoas utilizarem antes de viagens. Ele impede que se esqueçam pertences e objetos durante a viagem. "O nome dele é como usar malas, nele tem uma lista do que você vai levar e o que não vai, depois é só marcar dando um clique" conta a pequena desenvolvedora de sistemas.

O objetivo do aplicativo é ajudar quem viajam muito e sempre esquecem alguma coisa no caminho. "Se alguém esquecer alguma coisa, fica mais fácil dela achar. Objetos, comida, jogos e maquiagens, nele terá o lugar mostrando onde você passou e pode ter esquecido o que você procura," diz Livia.

O coordenador da escola de tecnologia João Aleixo explica que as aulas ajudam no desenvolvimento da criança, em um mundo onde cada vez mais elas estão inteiradas com a tecnologia. "A atividade de prototipagem de um aplicativo é muito rica em diversos tópicos: primeiro, pois ensina aos alunos o poder e a importância da prototipagem para o planejamento e, segundo, pois começa a estimular a lógica das crianças para que elas passem a utilizar os conceitos que aprendem na escola de forma prática em um universo no qual elas têm muito interesse," diz.

Mesmo com a ideia do aplicativo e o desenvolvimento da ferramenta nas aulas, Livia não perdeu o gosto pelas brincadeiras antigas. "Eu gosto de brincar de boneca. Por exemplo, se eu esquecesse a minha boneca em uma viagem com minha mãe eu ia querer voltar lá. Com o aplicativo ficaria mais fácil de eu achar."

Para a mãe, Mônica Conceição de Oliveira Leite, o que fica é o orgulho da filha. "A Livia é muito criativa, eu percebo isso no dia dia, com tudo que ela fala. Isso acontece quando ela chega empolgada em casa e quer falar tudo que ela apreendeu. Eu fico orgulhosa."

A menina, que está no terceiro ano do ensino fundamental, já está se preparando para se tornar uma youtuber. Enquanto isso, ela trabalha para terminar seu aplicativo.

(Colaborou Rone Carvalho)

Vamos dar risada

Ajudinha

O garoto todo esticado tentava alcançar a campainha. Passa um policial e pergunta se ele quer ajuda.

- Sim, seu Guarda - O policial ajuda e o garoto grita, saindo em desembalada carreira:

- Agora é melhor o senhor correr, porque eles costumam jogar água.

Primeiro dia

O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.

- Não volto mais lá - disse, indignado.

- Mas por quê?

- Não sei ler, não sei escrever, de jeito nenhum me deixam falar. Então o que é que vou fazer lá?

Agendinha

Diversão

O Iguatemi Rio Preto vai trazer uma atração especial no domingo, às 16h. O espetáculo produzido pelo Grupo Lígia Aydar vai contar a história de quando Fiona, do desenho Shrek, faz um lindo bolo para comemorar o Dia das Mães, mas não contava com imprevistos. A apresentação é gratuita.

Espetáculo

Branca de Neve será destaque neste domingo no Sesc Rio Preto. A Cia Polichinelo apresenta uma história cheia de ação e humor, explorando a linguagem das máscaras. Quem narra os acontecimentos é Branca de Neve e sua madrasta. O evento acontece das 15h às 16h.

Histórias

Neste sábado, haverá contação de histórias com Daniela Ribeiro. De ponto em ponto e coletivamente, crianças e seus familiares vão acompanhar os verdadeiros valores da vida acompanhados de muita história boa. O evento é gratuito na biblioteca do Sesc Rio Preto, às 15h30.

Minha dica é...

Divulgação Minha Dica é ...
Minha Dica é ...

Três Porquinhos

Minha dica é o livro "Os três porquinhos", porque conta uma história já conhecida, mas com personagens da Turma da Mônica. O livro ensina a ter humildade e ser colega das pessoas. Devemos também não ter preguiça na hora de fazer as coisas e ter paciência.

Kaleb Haniel de Souza Oliveira, 9 anos

 

Leitura bacana

Divulgação Livro A Árvore Generosa
Livro A Árvore Generosa

A árvore generosa

  • Texto: Shel Silverstein
  • Editora: Companhia das Letrinhas

Todos os dias um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa. E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai abrindo mão de sua própria vida.

 

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso