Diário da Região

18/05/2018 - 23h21min

DIARINHO

Estudantes da escola Roberto Jorge interrompem atividades para ler

Ação em que alunos interrompem atividades para momentos de leitura aproxima os jovens dos livros

Mara Sousa 18/5/2018 Pedro Henrique (azul), Halerrandro Fernando e Beatriz Ferreira se aproximaram dos 
livros com o projeto
Pedro Henrique (azul), Halerrandro Fernando e Beatriz Ferreira se aproximaram dos livros com o projeto "Pare para ler"

Que a leitura é importante e faz bem isso todo mundo sabe. Para Beatriz, Pedro e Halerrandro, que são estudantes da escola Roberto Jorge, no Gonzaga de Campos, em Rio Preto, a leitura vai muito além dos textos e ilustrações, ganhando o campo da imaginação. Os três fazem parte de um projeto da rede municipal, que busca estimular a leitura.

Pedro Henrique da Silva, de 12 anos, está no 7° ano do ensino fundamental e sabe da importância da leitura para se tornar engenheiro ou veterinário, profissões que sonha em exercer. "Toda vez que a professora marca para gente vir na biblioteca, eu sempre pego os livros do Naruto. Eu já li a coleção inteira, gosto muito de ler," diz.

Ele lembra que a paixão por ler veio da infância, quando sua mãe o estimulava lendo textos antes de ele dormir. "No Dia das Crianças, eu pedi para minha mãe o livro do Percy Jackson. Tem alguns que a minha mãe compra. Na escola, pego vários e vou lendo," conta.

Para Beatriz Ferreira de Castro, de 12 anos, a dica para quem não lê é que as pessoas procurem livros com temas que gostem, tornando a leitura algo prazeroso. "Já li vários livros da Turma da Mônica Jovem, eu gosto de histórias de aventura, quando eu leio imagino como são os personagens. Digo até que todo livro vai ter algo no texto que vai acontecer com você ou não," falou Beatriz.

Diferente dos dois, Halerrandro Fernando Viera viu no projeto a oportunidade do gosto pela leitura. "No começo eu não gostava muito de ler, mas com o tempo comecei a gostar e a me dedicar aos livros" afirma o menino de 12 anos.

O projeto existe há sete anos na escola. Nele, os estudantes uma vez por semana param as atividades por quinze minutos para realizar uma leitura junto aos professores. Os textos selecionados são desde crônicas, capítulos de livros, poesias e textos informativos. Os gêneros são oferecidos aos estudantes com a finalidade de que eles percebam que a leitura deve estar em toda parte.

"Aqui na escola o 'Pare para ler' é um incentivo muito grande para os alunos, a biblioteca sempre recebe investimento. Com o projeto percebemos que eles têm procurado mais sobre livros. Nosso próximo passo é fazer um painel para que os próprios estudantes indiquem livros," diz a diretora Kelly Cristina Martins.

Pedro que começou a ler com o estímulo de sua mãe deixa o recado: "você que ainda não leu, comece. Quando a pessoa lê, ela começa a imaginar a aventura do que aconteceu naquele livro. Você sente que faz parte da história e do livro."

(Colaborou Rone Carvalho)

Minha dica é...

A Bela Adormecida

Minha dica é o livro "A Bela Adormecida" com a versão da Turma da Mônica porque, ao invés de ter uma princesa, é a Mônica e sua turma que vivem as aventuras do livro. A história é bem divertida e fala também que ela recebeu uma maldição, parecida com a história original.

Gabriella Fernanda da Cunha, 9 anos

Leitura bacana

Reprodução O Grúfalo
O Grúfalo

O Grúfalo

  • Texto: Julia Donaldson
  • Editora: MacMillan
  • Ilustrador: Axel Scheeffler

Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações de Axel Scheffler complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Vamos dar risada

Menino e gato

O menino segurando no rabo do gato e o gato sem conseguir se soltar.

Chega sua mãe e diz:

- Pare de puxar o rabo desse gato menino!

E ele, sem se abalar, responde:

- Não tô puxando, só estou segurando, quem tá puxando é ele.

Sem escola

Garoto pequeno, ao telefone, fala com alguém do outro lado da linha:

- Meu filho está com febre a não poderá ir hoje à escola

A secretária da escola pergunta:

- Quem está falando?

- Aqui é meu pai que está falando.

Agendinha

Diversão

O sonho de ser mágico e de saber o que tem na cartola, esses podem ser alguns dos ingredientes do espetáculo O Mágico de Oz que conta a história de Dorothy Gale. O espetáculo acontece no domingo, às 20h, no Iguatemi Rio Preto. A participação é gratuita.

Saboroso

O Sesc Rio Preto oferece neste sábado e domingo um ateliê para pais e filhos. O evento é gratuito para crianças de 2 a 4 anos acompanhadas por adulto. Ele acontece nos dois dias, das 10h30 às 11h30.

Toda família

Uma programação especial para as crianças vai acontecer nesse final de semana no shopping Cidade Norte. Um deles é a exibição de curtas-metragens de Charles Chaplin, no sábado e domingo das 11h às 18h. Além disso, também vai ter hora da leitura com os livros no Gabinete de Curiosidades e Habilidades. Os eventos são no sábado e domingo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso