Diário da Região

14/05/2018 - 22h40min

RIO-PRETENSES NO EXTERIOR

Série ' Eu no Mundo' mostra história de Jaqueline, que é advogada na terra da rainha

Após formar-se em direito em Rio Preto, Jaqueline embarcou para Londres, onde primeiro atuou na área de franquias, até conseguir emprego em escritório de advocacia especializado em imigração

Arquivo Pessoal Jaqueline Bonjovani Lopes mora em Londres desde julho de 2014
Jaqueline Bonjovani Lopes mora em Londres desde julho de 2014

Jaqueline não tem dúvidas, a paixão por Londres foi à primeira vista. Mas como muitos casos de amor, a relação demorou um pouco para começar. O primeiro encontro foi em 2009, e ela mudou definitivamente só em 2014. Agora, aproveita cada segundo, sem ter planos para sair de lá. É advogada e trabalha na área.

"A minha escolha por Londres foi pela paixão pela diversidade, nunca vi tanta diversidade cultural em um só lugar. Amo essa cidade, tenho certeza que fiz a escolha certa e não passa na minha cabeça em morar em nenhum outro lugar," diz a advogada rio-pretense Jaqueline Bonjovani Lopes, 29 anos.

Tudo começou em 2009, quando fez viagem de turismo para a Europa e passou o Ano Novo na capital inglesa. "Mas, como eu estava cursando direito na época, não passou na minha cabeça em um dia morar aqui," diz a jovem, que já havia morado um ano nos Estados Unidos, em intercâmbio durante o ensino médio, e acabou aprendendo inglês e espanhol fluentes.

Jaqueline diz que ainda nos Estados Unidos surgiu seu interesse por relações internacionais. Depois de formar-se em direito e passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficou um ano por aqui. "Resolvi advogar, mas depois de um ano resolvi que queria fazer algo diferente e partir pra algo novo. Sem conhecer ninguém aqui em Londres, fiz as minhas malas e vim para a cidade das oportunidades."

Como a maior parte dos brasileiros que saem do país, Jaqueline teve de começar sua vida no exterior atuando em área diferente da que se formou. Enquanto estudava meio período em busca do mestrado, arrumou emprego em uma empresa de franquias. "Sempre tentei dar o meu melhor e me dedicar ao máximo no que fazia. Depois de seis meses, fui promovida a gerente de treinamento."

No emprego, Jaqueline fez diversas amizades com gente de várias partes do mundo. E ainda trabalhando na empresa de franquias, conseguiu estágio em um escritório de advocacia especializado em imigração. "ganhei muita experiência na área e surgiu a oportunidade em trabalhar em um outro escritório de advocacia especializado em legalização de documentos e contratos internacionais, onde estou atualmente."

Ela trabalha no centro de Londres e mora sozinha em um studio flat no distrito de Kensington, também região central. "Os meus vizinhos são pessoas maravilhosas e o pessoal da minha área é super gentil e amigável. Mas por mais que sejam educados e generosos, igual o povo brasileiro não tem. Esse calor humano faz falta no dia a dia," diz Jaqueline, que aponta como maior dificuldade a distância da família e dos amigos no Brasil.

O calor do sol também faz falta, diz Jaqueline, já que Londres passa boa parte do ano com chuva e nublado. "Temos poucas semanas de verão." Isso não impede que os parques sejam os locais favoritos da rio-pretense. "Os parques são lindos, sempre tem eventos culturais que gosto muito de participar."

Segundo Jaqueline, as vantagens de se morar em Londres são maiores do que as desvantagens. Ela aponta como pontos mais positivos da cidade a organização, mesmo a cidade sendo uma metrópole, o transporte público eficiente e a segurança. "Me surpreendi como as coisas realmente funcionam."

Falta tempero

Londres conquistou a rio-pretense, mas a comida local passou longe disso. "Estranhei muito a alimentação e no início sempre ia a mercados brasileiros comprar arroz e feijão para cozinhar em casa, pois achava a comida britânica sem graça e sem sal," diz, destacando o tradicional fish and chips com molho tártaro como prato local que mais gosta, além de cheesecake como sobremesa.

Pra sorte dela, além dos produtos brasileiros, consegue encontrar pela cidade muitas opções mais agradáveis para se comer, já que existem centenas de restaurantes espalhados por Londres, das mais diversas nacionalidades. "Aprendi a gostar de comida indiana, grega, mexicana e espanhola," enumera.

 

Londre, Inglaterra

  • Continente: Europa
  • Habitantes: 8,7 milhões
  • Brasileiros no país: 120 mil
  • Distância até Rio Preto: 9,3 mil km
  • Fuso horário: está 4 horas à frente

Curiosidades

  • A famosa roda gigante, símbolo de Londres, tem 32 cabines, mas é numerada de 1 a 33, já que, por superstição, o número 13 foi retirado. Ao todo, dá para levar 800 pessoas de uma só vez.
  • À frente do seu tempo, Londres tem metrô desde 1863. Foi o primeiro país a instalar o meio de transporte.

Não deixe de...

conhecer:

  • A Abadia de Westminster, arquitetada em estilo gótico e construída em 970 d.C. É o local em que se coroa a monarquia britânica.

provar:

  • O bangers and mash, um purê de batatas com salsichão, que pode ser apimentado, à base de ervas ou de outra variedade.
  • O summer pudding, feito com pão italiano, açúcar e frutas vermelhas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso