Diário da Região

    • -
    • máx min
01/06/2018 - 17h19min

MALHAÇÃO VIRTUAL

Confira quais os cuidados que se deve ter com o treinamento virtual

Aplicativos para treinar em casa são muitos, mas nenhum deles ainda é capaz de substituir um educador físico

Pixabay/Divulgação Aplicativos dão aquela força para quem quer praticar exercícios fora da academia
Aplicativos dão aquela força para quem quer praticar exercícios fora da academia

Os aplicativos de atividade física estão mais populares do que nunca. O que não falta são opções para quem quer fugir do ambiente da academia, envolvendo os mais variados tipos de treinamento. No entanto, ainda é bastante arriscado trocar a figura real do educador físico pelas orientações dos tutoriais disponibilizados por esses programas de celular, que não têm condições de fazer um plano de treino voltado às particularidades físicas e emocionais de cada usuário.

"A avaliação médica é item fundamental para quem quer iniciar uma atividade física, pois é por meio dela que serão identificados problemas que possam prejudicar a integridade e o rendimento da pessoa. Um aplicativo de celular não tem condições de fazer esse tipo de avaliação", sinaliza o educador físico Emmanuel da Silva, da Aquática Escola de Esportes, de Rio Preto.

Para ele, os aplicativos reúnem uma série de exercícios universais, não reconhecendo o limite real de cada pessoa. "O usuário do aplicativo também não tem com quem tirar suas dúvidas, ou seja, a possibilidade de se lesionar praticando uma atividade física sozinho é muito grande."

A personal trainer Maria Fernanda Costa Longhi, da Fit Core Personal Training, também de Rio Preto, chama a atenção para dois fatores importantes quando o assunto é a prática de atividade física: a individualidade biológica e a qualidade dos padrões de movimento. "São dois fatores que somente um profissional da área poderão acompanhar. Por mais sequências e evoluções que um aplicativo ofereça, nem todos farão com a mesma intensidade e volume. Cada um responde de seu jeito", diz.

Há alguns aplicativos em que os planos de treino são organizados em níveis, que variam conforme o condicionamento físico do usuário - iniciante, intermediário ou avançado. E a personal trainer Mariana Alves, da Muliere Fitness, também de Rio Preto, critica esse aspecto, destacando que cada pessoa tem particularidades a serem identificadas antes de se programar uma rotina de exercícios.

"Um determinado exercício classificado como iniciante pelo aplicativo pode ser intenso para alguém que não tem o hábito de praticar atividade física. E a pessoa sozinha não tem condições de saber em qual nível ela se encaixa. Por isso, o contato humano ainda é fundamental quando se fala em prática de atividade física", comenta a personal.

A única ressalva que Mariana faz é para os aplicativos de corrida que medem aspectos como distância, velocidade e tempo. "Se esse aplicativo monta um esquema de treino, ele já se torna arriscado. Por exemplo, a corrida é uma das atividades mais procuradas por quem tem sobrepeso. Mas isso não se resume em apenas sair correndo. Se essa pessoa não tem uma preparação, é certo que, em médio prazo, ela vai sofrer algum tipo de lesão, seja de quadril, joelho ou tornozelo."

O educador físico da Aquática também chama atenção para os aspectos psicológicos da atividade física, que somente é trabalhado por meio do contato entre aluno e treinador. "O psicológico interfere muito no motor. A relação com o professor, a conversa estabelecida para além dos treinos, que envolve até questões do cotidiano, é um importante motivador para o aluno", destaca Silva.

Para Maria Fernanda, a figura do educador físico é muito importante no comprometimento do aluno com a rotina de exercícios. "Em um aplicativo, as chances do exercício não ser levado a sério como deveria são muito grandes. O comprometimento do aluno pode ser deixado de lado em um ambiente virtual." V&A

Sworkit

Reprodução Sworkit - App
Sworkit - App

Exercícios de força, cardio, ioga, alongamento e outros tipos de treinamento estão reunidos neste aplicativo, que oferece instruções completas para cada um deles. A versão paga conta com mais opções de atividades, mas já é possível criar uma rotina de atividades com a versão gratuita.

Jefit PRO

Reprodução Jetfit Pro - App
Jetfit Pro - App

O monitoramento é o diferencial deste aplicativo, que conta com cerca de 1,3 mil exercícios. Em sua base de dados, o app registra o quanto você treina, que tipo de atividade gosta de praticar, por quanto tempo se dedica aos treinos e, claro, quantas calorias perde com eles. O relatório é bastante completo, no entanto, esse benefício é cobrado.

Nike Training Club

Reprodução Nike Training Club - App
Nike Training Club - App

Um dos aplicativos gratuitos mais completos para quem quer malhar em casa. Conta com mais de 100 tipos de treinos e circuitos de academia elaborados por uma série de treinadores, entre eles Ary Nuñez, personal trainer da cantora Rihanna. Além de trazer vídeos e áudios que detalham os exercícios, possui três níveis de intensidade: iniciante, intermediário e expert.

Weight Loss Coach

Reprodução Weight Loss Coach - App
Weight Loss Coach - App

Aplicativo voltado para mulheres que querem perder peso com exercícios simples, que podem ser feitos sem nenhum aparelho ou acessório de academia. Ele conta com um programa de 28 dias, registrando todo o progresso e peso perdido ao longo desse período. Ainda oferece um sistema de conquistas para manter os usuários motivados.

Workout Trainer

Reprodução Workout Trainer - App
Workout Trainer - App

Outro aplicativo desenvolvido por personal trainers para quem quer malhar sem precisar ir a uma academia. Um dos destaques é o conteúdo motivacional, com frases de incentivo como "vai, garota" e "não desanima". O app oferece programas de exercício para os mais diferentes objetivos: tonificar, emagrecer, se livrar da flacidez ou da gordura corporal.

Pocket Yoga

Reprodução Pocket Yoga - App
Pocket Yoga - App

Aplicativo pago que oferece 27 aulas diferentes de ioga, variando o nível, o tipo de prática e o tempo de duração. São mais de 150 ásanas para serem praticadas no aconchego do lar. Também traz orientações sobre as formas de respirar, as pranayamas, que ajudam a relaxar e diminuir a ansiedade. As àsanas ainda podem ser praticadas com trilha sonora.

7 Minute Workout Seven

Reprodução 7 Minute Workout Seven
7 Minute Workout Seven

Aplicativo para quem procura uma rotina rápida de exercícios físicos. Conta com séries para serem praticadas em apenas sete minutos. Uma boa opção para sair do sedentarismo. São mais de 200 sequências de atividades físicas, mas, infelizmente, boa parte delas está disponível apenas na versão paga. Mesmo assim é bem rankeado pelos usuários.

BTFIT

Reprodução BTFIT - App
BTFIT - App

Desenvolvido pela rede de academias Bodytech, o aplicativo oferece aulas de treino funcional coletivas. Apesar de estar ligado a uma rede de academias, as aulas são de graça, e foram planejadas para quem não tem aparelhos ou acessórios em casa. Os vídeos duram, em média, 20 minutos, envolvendo todos os tipos de atividade física, de pilates à dança.

Daily Cardio Workout

Reprodução Daily Cardio Workout - App
Daily Cardio Workout - App

O aplicativo convida você para tirar 30 minutos de seu dia para treinar em casa. São 50 exercícios específicos divididos por parte do corpo ou direcionado para o corpo todo. Todos os detalhes do exercício são oferecidos para não errar nas sequências e evitar o risco de lesões. Para quem odeia rotina, o aplicativo muda os exercícios todos os dias.

Endomondo

Reprodução Endomondo - App
Endomondo - App

Um dos aplicativos mais completos, com opções para criar treinos personalizados, rotas, desafios e metas. Basta o usuário informar seus dados e seguir passo a passo as orientações. Ele ainda ajuda a não esquecer os horários de treinamento, monitorando de forma completa conforme as metas definidas. O problema da versão gratuita é a avalanche de anúncios.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso