Diário da Região

03/06/2018 - 00h00min

Atividade física

Brasileiro adere à corrida de rua para fugir do sedentarismo

Um dos esportes mais praticado no Brasil, a corrida de rua, ganha cada vez adeptos

Pixabay/Divulgação Corrida de rua é também uma forma de socializar
Corrida de rua é também uma forma de socializar

Não é impressão: muita gente começou a correr pelas ruas do Brasil e, em Rio Preto não é diferente. O fenômeno corrida de rua não vêm de hoje, ao longo dos anos a modalidade ao lado da caminhada ganhou destaque é a forma de exercício mais comum tornando-se uma atividade física regular para indivíduos das mais variadas idades e de ambos os sexos e, só perde para o futebol, no quesito esporte mais praticado no país.

Talvez a explicação para tamanho crescimento se dê pela facilidade da prática que não exige nada além de um tênis adequado e roupas leves. Isso faz desse esporte uma alternativa atraente para aqueles que desejam sair do sedentarismo. "Movidas pela busca de uma rotina mais saudável ou mesmo pela preocupação com a estética, diversas pessoas tem adotado a corrida de rua como atividade física cotidiana", diz o professor do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Campinas, Thiago Fernando Lourenço.

Segundo Lourenço a modalidade traz uma série de benefícios, como a melhora cardiovascular, ganhos no desempenho cognitivo, além de ser uma atividade prática, que poder ser realizada por qualquer indivíduo saudável", frisa.

Próximas corridas

3/6 - Corrida da Cidade/Sesc

10/6 - Half Marathon Seguralta

1/7 - Corrida de Rua AUSTAclinicas

8/7 - Corrida Seven Rio Preto Shopping Center

28/7 - Corrida TEM Running Rio Preto

18/8 - Corrida e Caminhada Colégio Zerbini Coopen

9/9 - Meia Maratona Ecológica Açaí da Praia

15/9 - Timboré Runner Gloss

21/10 - Santander Track&Field Run Series Iguatemi São José do Rio Preto II

2/12 - Corrida Shopping Cidade Norte Corrida Natalina

9/12 - Corrida e Caminhada Dahma

Correr pra quê?

Segundo Lourenço nosso organismo foi feito para se mover e a modalidade traz uma série de benefícios, como a melhora cardiovascular, ganhos no desempenho cognitivo, além de ser uma atividade prática, que poder ser realizada por qualquer indivíduo saudável. "Não se assuste se em pouco tempo você começar a enxergar a corrida como uma necessidade e não só como uma atividade: por volta de 20 minutos após o início da corrida, o organismo começa a liberar endorfina na corrente sanguínea, substância que ativa um sistema de recompensa que faz com que sintamos sensação de bem estar. Do mesmo modo que as drogas, a atividade pode viciar sim. Por isso, reserve pelo menos dois dias na semana para realizar outras atividades que não seja a corrida", frisa.

Além dos benefícios físicos a corrida é vista como uma forma de se socializar. Muitas praticantes relatam o quanto as amizades feitas no universo da corrida foram fundamentais para seguir em frente, seja de um problema financeiro, emocional ou afetivo.

Corre Rio Preto

Não precisamos de um levantamento oficial para afirmar que a corrida de rua já conquistou os rio-pretenses. O segundo semestre do ano mal começou e 11 corridas estão programadas para acontecer na cidade. Quem puxa a fila é o Sesc com a Corrida da Cidade, que ocorre nesse domingo, dia 3. "Essa corrida existe há 20 anos, era conhecida como a corrida do Dia Olímpico e, é talvez a única gratuita da cidade", declara Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc Rio Preto, que continua: "O objetivo do Sesc é a democratização das práticas esportivas. Queremos democratizar o acesso das pessoas, propor diversidade da pratica de atividade física esportiva e corporal e, acima de tudo, trazer as pessoas para um ambiente saudável e sociável", diz.

Na sequência, a "brincadeira" fica séria e os atletas amadores se preparam para correr a meia maratona Seguralta Half Marathon, prova de 21km. "A Seguralta Half Marathon será a primeira meia maratona completa em volta única de Rio Preto, esse é o grande diferencial da prova", explica Gustavo Zanon, CEO da Seguralta, que continua: "A maior parte do percurso é em terreno de asfalto. Na corrida deste ano, tanto os corredores de 8k como os de 21k não precisarão dar várias voltas em um único percurso", destaca.

Segundo Zanon a Seguralta tem como um de seus objetivos proporcionar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio do esporte. "A corrida de rua é um esporte democrático, une os jovens, os adultos e os idosos, por isso acreditamos que é um importante instrumento para promover a prática de exercícios físicos", frisa.

Desafio em quatro etapas

Experientes no quesito organização de corrida, Fernando Furlan e Marcelo Arroio lançam um grande desafio aos amantes da corrida de rua "Cup Running Alcer 2018". O evento chega para movimentar o cenário esportivo do pedestrianismo e incentivar os atletas, oferecendo uma competição saudável, alegre e competitiva entre todos os participantes, equipes de corrida e assessorias esportivas.

"Todos os atletas que se inscreverem nas etapas, e, terminar o percurso serão pontuados. A pontuação do atleta é baseada na classificação geral. Nos eventos que possuem 2 percursos, o maior terá pontuação dobrada, e, o percurso menor terá pontuação simples", esclarece Furlan.

Segundo os organizadores após cada evento, é divulgada a classificação com a pontuação de cada atleta, e isso será motivo de superação e motivação. "A Alcer Cup surgiu para valorizar a participação de cada atleta nas provas", declara Marcelo Arroio, que explica "São 4 corridas com desafios diferentes, cada um em um local diferente da cidade, abriremos com a Corrida Seven Riopreto Shopping, no dia 8 de julho com percurso de 5k e 10k, depois a Corrida de Rua da Coopen com percurso de 6k e corrida kids, a Meia Maratona Açaí da Praia, com percurso de 7k e 21k e no dia 9 de dezembro a Corrida Dahma, 5 e 10k", informa.

Furlan e Arroio explicam que o objetivo de uma copa de corrida é fomentar a prática do esporte, aliado ao turismo regional. "Estamos há 13 anos nessa estrada, somos os pioneiros, mudou muito depois de uma década, as provas são mais charmosas, fizemos muitas amizades. A grande novidade para 2018 é a Alcer Cup Running", diz Furlan.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso