Diário da Região

27/05/2018 - 00h00min

MAGNÉSIO CONTRA A HIPERTENSÃO

Conheça o mineral responsável por estabilizar 350 funções diferentes no corpo

O cardiologista Abel Pereira afirma que uma das maneiras de evitar a hipertensão é ingerir alimentos ricos em magnésio e potássio

Pixabay/Divulgação Castanha de caju
Castanha de caju

Apesar de não ser tão conhecido como o cálcio, ferro ou potássio, o potássio exerce um papel importante no organismo humano. Apesar disto, a estimativa é que entre 2,5% e 15% da população geral tem menos magnésio do que o necessário no organismo. A recomendação de Ingestão Diária Recomendada (IDR) de magnésio feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)para adultos é de 300 miligramas. O cardiologista Abel Pereira afirma que uma das maneiras de evitar a hipertensão é ingerir alimentos ricos em magnésio e potássio. A pressão arterial elevada aumenta diretamente o risco de doença cardíaca coronariana o que leva ao ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Funções do magnésio

O organismo humano precisa do magnésio por diversos motivos. Sem ele, o corpo não seria capaz de produzir energia, os músculos ficariam se contraindo por todo o sempre e o colesterol sanguíneo não poderia ser controlado. O mineral ajuda na formação dos dentes e dos ossos e participa nos processos de produção de energia. Cerca de 60% do magnésio presente no seu corpo está nos ossos, o resto está nos tecidos do corpo e apenas cerca de 1% está no sangue. Segundo Arnoldo Velloso da Costa, neurologista com especialização em nutrologia, autor do livro "Magnésio: o que ele pode fazer por você" (ed. Thesaurus)", o mineral estabiliza 350 funções diferentes no corpo humano, associadas a outros minerais, a proteínas, a enzimas. A água que consumimos é outra fonte de magnésio. No entanto, um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que 70% das fontes brasileiras apresenta baixos teores de magnésio. Os teores são semelhantes ao da água da torneira tratada, que está abaixo de 10 mg/l.

Onde encontrar

Pixabay/Divulgação Amêndoas
Amêndoas
  • Cacau: o chocolate preto puro tem quase 500 miligramas de magnésio em 100 gramas
  • Cereal: arroz integral e aveia
  • Frutas: banana, damasco, abacate, pêssego, ameixa, maçã
  • Frutas secas: amêndoas, as, castanha de caju, avelãs, nozes
  • Leguminosas: Ervilhas, lentilhas
  • Sementes: gergelim, girassol
  • Vegetais de folha verde escura: acelga, alface, espinafre, salsa
  • Além deles: batata, abóbora, peixe, brotos de alfafa, gérmen de trigo, levedura de cerveja.

Banana

Pixabay/Divulgação Banana
Banana
  • Quantidade de magnésio: 33mg em uma banana média
  • Outros benefícios: bananas ainda um pouco verdes são uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que enche a barriga e dispara o seu metabolismo. Bananas também oferecem uma ótima dose de potássio, um eletrólito que pode ajudar a baixar a pressão arterial naturalmente.
  • Melhor maneira de comer: com as bananas, as opções são praticamente infinitas. Misture-as em um smoothie ou em uma tigela de mingau de aveia, corte-as e coma com uma torrada acompanhada com manteiga de amendoim ou simplesmente tire a casca dê uma mordida.

Castanha de caju

  • Quantidade de magnésio: 9mg em ¼ xícara
  • Outros benefícios: uma porção de castanhas de caju fornece quase 10% de suas necessidades diárias de ferro. Além disso, elas também são uma ótima fonte de ácido fólico e vitamina K.
  • Melhor maneira de comer: coma-as naturalmente (de preferência, sem sal). Você também pode polvilhar em uma salada.

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