Diário da Região

31/05/2018 - 00h30min

SIRVA-SE

Sinônimo de fast food, hambúrguer reina hoje até na alta gastronomia

O hambúrguer, que durante anos foi sinônimo de comida rápida, hoje reina em hamburguerias gourmet e restaurantes de alta gastronomia

Divulgação Cheeseburger do Madero Steak House, no Shopping Iguatemi, tem a pão francês como um dos seus diferenciais
Cheeseburger do Madero Steak House, no Shopping Iguatemi, tem a pão francês como um dos seus diferenciais

O hambúrguer é praticamente unanimidade entre as pessoas quando o assunto é sanduíche. A popularidade é tanta, que a iguaria ganhou até uma data comemorativa, comemorada mundialmente no dia 28 de maio. Antes sinônimo de fast food, hoje conta com preparos especiais que dão aquele toque gourmet.

Embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carne moída temperada e frita.

No entanto, o hambúrguer só descobriu a América na metade do século XX, trazido por imigrantes alemães e, de fato, deve a sua popularidade às características da sociedade que o acolheu (massa de trabalhadores norte-americanos, que precisavam, na época, de algum tipo de alimento rápido, prático e barato).

Foi a partir dos Estados Unidos que o hambúrguer conquistou o mundo. Antes era apenas uma rodela de 50 gramas de carne moída entre duas partes de pão redondo, coberta ou não de queijo, acompanhada ou não de alface e tomate. Hoje, nas versões gourmet, não há limites.

O hambúrguer, que durante muitos anos, foi sinônimo de fast food, hoje reina livremente em hamburguerias gourmet e também restaurantes de alta gastronomia.

Ok, o prato ganhou um dia para chamar de seu, mas que fique entre nós, pra comer um suculento hambúrguer não tem dia, hora, lugar ou idade. Se tem uma comida democrática, que agrada gregos e troianos, com certeza, é o hambúrguer.

Hambúrguer recheado com provolone

Divulgação Hambúrguer recheado com provolone
Hambúrguer recheado com provolone

Ingredientes

  • 600g de patinho moído
  • 4 fatias de queijo provolone
  • Manteiga para fritar;
  • Alecrim, orégano, sal e pimenta (ou os temperos de sua preferência)

Modo de preparo

  • Comece misturando os temperos à carne e cortando o queijo em fatias não muito grossas, retirando a casca. Em seguida, com as mãos, forme o hambúrguer e recheie com uma fatia de queijo provolone. Com a outra mão, vamos separar mais um pouco de carne moída para fechar o hambúrguer, selando bem os cantinhos, com a ponta dos dedos, para o queijo não sair na hora de fritar. Agora, coloque um pouquinho de manteiga na frigideira e frite o hambúrguer. Quando estiver dourado, é hora de vira-lo: Prontinho! Se quiser, sirva com cebolas caramelizadas. Para fazê-las, coloque algumas fatias de cebola na frigideira que usou para fazer o hambúrguer. Quando estiverem douradas, acrescente uma colher de sopa de açúcar e deixe no fogo até caramelizarem.
  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Rendimento: 4 hambúrgueres

Fonte: Queijos Regina

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso