Diário da Região

02/06/2018 - 00h30min

KUNG FU KIDS

No Diarinho, veja os benefícios do kung fu para crianças

Arte marcial milenar baseada no movimento dos animais, o kung fu ensina autodefesa e disciplina

Mara Sousa 24/5/2018 Murilo Tufanin (faixa verde), Alicia Mauzone e Celso Matheus Neto são alguns dos praticantes da arte marcial
Murilo Tufanin (faixa verde), Alicia Mauzone e Celso Matheus Neto são alguns dos praticantes da arte marcial

Quando se fala em arte marcial para crianças um filme sempre é lembrado: Kung Fu Panda. Inspirados em apreender a se defender e se divertir com uma arte marcial de tradição milenar, Alicia, Murilo e Celso se dedicam ao kung fu. A luta iniciou-se da observação dos movimentos dos animais, e tem inúmeros adeptos em Rio Preto. Os três são apaixonados e sabem bem da importância de aprendê-la.

Para Alicia Pedrazzi Mauzone, de 10 anos, dedicação é importante para aprender a arte marcial. "Decorar as formas é o mais difícil, mas com o tempo você vai pegando," conta.

Celso Matheus Neto, de 8 anos, gosta muito de praticar a luta e fala que com as aulas apreendeu a ter mais disciplina. "Eu acho que é importante porque eu vou saber me defender quando precisar." A mãe dele, a estilista Raquel Matheus, de 42 anos, percebeu mudança no comportamento. "Ele ficou mais disciplinado, e tem um maior controle de si mesmo. Acredito que o kung fu seja uma arte marcial muito importante para ajudar na autoconfiança da criança, no equilíbrio, e principalmente na autodefesa. Eles sempre repetem o mesmo movimento e é automático," diz a mãe.

Entre os benefícios de quem pratica o Kung Fu está a resistência, além de ser um esporte que induz a criança a ter foco e coordenação motora. "Quando as crianças entram para praticar o kung fu, nós fazemos como um alicerce. Para a casa ficar em pé, tem que ter um alicerce. Então quando as crianças chegam, elas apreendem golpes básicos, como fazer a posição de guarda, a dar um soco, chute, fazer uma flexão, abdominal," explica o professor José Ferreira, de 39 anos.

A inspiração para a prática da luta vem do berço no caso de Alicia e Celso. O pai dela fazia artes marciais e o pai de Celso praticava jiu-jítsu e caratê. "É muito importante no processo de aprendizado do kung fu você fazer as aulas em grupo, você se diverte e apreende a se defender," afirma Celso.

Murilo Duarte Tufanin, de 7 anos, que também faz a arte marcial, destaca os ataques e o filme Kung Fu Panda como uma de suas inspirações e deixa o convite: "Para quem não conhece, eu recomendo, é um esporte muito legal," finaliza.

(Colaborou Rone Carvalho)

Vamos dar risada

Cobrador

O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta.

- Meu pai não está, acabou de sair - respondeu o garoto.

- Como não está? Eu o vi na janela!

- Pois é, ele também viu o senhor, e desapareceu pela porta de trás.

Sem paciência

O pai tentava ler jornal, mas era interrompido pelo filho com várias perguntas. Impaciente, exclama:

- Mas como você pergunta! O que me teria acontecido se eu tivesse importunado com tantas perguntas o meu pai?

- Talvez agora o senhor fosse capaz de responder as minhas.

 

Agendinha

Turma da Mônica

O parque da Turma da Mônica chega em Rio Preto neste final de semana. Mônica, Cebolinha, Cascão e muitos outros personagens de Maurício de Souza estarão nas atrações de Arvorismo, Milharar e Fundo do Mar. O parque fica no Iguatemi Rio Preto.

Diversão

Um espaço físico para interação de pais e filhos com ambientação favorável à troca e ao encontro, brinquedos, acessórios e objetos que oferecem desafios e permitem a fruição do imaginário e a investigação nata da criança. Essa é a proposta apresentada pelo Sesc Rio Preto neste sábado e domingo.

Cinema

Nada melhor do que um filme com as crianças no final de semana, uma ótima opção de muitas risadas para toda família é Gnomeu e Julieta: O mistério do jardim. O filme está em cartaz nos cinemas de Rio Preto e é livre para todas as idades.

Minha dica é...

Lendas Brasileiras

Minha dica é o livro Lendas Brasileiras: Vitória Régia, da Turma da Mônica. A lenda diz que uma linda índia tinha desejo de virar uma estrela e passou perseguir a lua. Um dia, os índios foram procurá-la, mas nada adiantou. Emocionada com o sentimento da jovem a lua resolveu compensá-la e a índia foi transformada em uma linda estrela d'água.

Yasmim Prates Oliveira Silva, 9 anos

Leitura bacana

Divulgação A vida íntima de Laura
A vida íntima de Laura

Vida íntima de Laura

  • Texto: Clarice Lispector
  • Editora: Rocco

Laura, nome de música, de livro, de filme, de gente e também de galinha. Não uma qualquer, ela é simplesmente a personagem principal de um livro de Clarice Lispector e, coitada, por causa disso terá toda a sua vida devassada. A autora começa apresentando-a. A galinha Laura tem uma grande qualidade, bota mais ovos em todo o galinheiro! Mas, em compensação, tem vários "defeitos". O pescoço, por exemplo, é o mais feio do mundo, tendo um grande medo, virar almoço.

mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso