Diário da Região

    • -
    • máx min
08/06/2018 - 22h44min

CONSCIENTIZAÇÃO

Crianças de Mirassol plantam mudas de árvores com seus nomes às margens de rio

Divulgação/Ricardo Boni Isaque da Silva Raymundo, 6 anos, ao lado da árvore plantada por ele
Isaque da Silva Raymundo, 6 anos, ao lado da árvore plantada por ele

Preservar a natureza em prol dos futuros moradores do planeta Terra, esse é o lema da semana mais verde de todo ano, em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. As crianças da rede municipal de ensino de Mirassol aproveitaram a oportunidade para plantar mudas em uma área de preservação permanente na nascente do rio São José dos Dourados, responsável pelo abastecimento de 40% de Mirassol.

Deixando de lado a tradicional tecnologia dos computadores, as crianças tiveram contato com a terra, contribuindo para diminuir o desmatamento. Na ação os alunos também colocaram placas identificando as mudas com o nome de quem a plantou.

Isaque da Silva Raymundo, de 6 anos, que é aluno do primeiro ano da escola Matiel Pires, foi um dos que deixaram o nome, plantando pela primeira vez uma árvore. "Elas são importante, porque elas fazem sombra, servem de moradia aos pássaros com os ninhos e dão frutos," conta o menino, feliz.

O projeto é desenvolvido em três etapas: plantio, manutenção e acompanhamento. Na primeira etapa, 280 crianças matriculadas nos primeiros anos das escolas municipais de Mirassol participaram.

A segunda etapa será desenvolvida pelo Departamento do Meio Ambiente, que ficará responsável pelo cuidado das mudas através de regamento. Já na terceira etapa, os alunos voltarão à área de plantio, no próximo dia 21 de setembro, Dia da Árvore, para acompanhar como suas árvores estão.

"Eles vão voltar para acompanhar como estão as suas mudas, se elas estão nascendo ou não. A ideia de escolhermos alunos do primeiro ano foi justamente para que possam acompanhar durante os próximos cinco anos o crescimento das mudas," diz Célia Paiola, diretora do Departamento Municipal de Educação.

"Nossa intenção é incutir na criança a importância de sua participação e responsabilidade nesse processo de reflorestamento mundial. Precisamos fazer com que as crianças se sintam os autores principais na mudança dessa paisagem, a começar pelo nosso município", completa Célia.

(Colaborou Rone Carvalho)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso