Diário da Região

    • -
    • máx min
10/06/2018 - 00h00min

VOCÊ SABE SER FELIZ?

Aulas oferecem a alunos estratégias para se tornarem mais felizes

Oferecido em módulo reduzido pela internet, o treinamento atraiu mais de 91 mil pessoas, de 168 países; Confira

Pixabay/Divulgação Mulher feliz
Mulher feliz

Você sabe quais os fatores que tornam uma pessoa verdadeiramente feliz e tenham uma boa vida? A busca por essas respostas fez com que um curso da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, uma das mais respeitadas entidades de ensino do mundo, atraísse 1,2 mil estudantes de graduação. O curso ensina ser verdadeiramente feliz. O número de inscritos é recorde nos 317 anos de história da instituição. A repercussão das aulas causou muito mais surpresa do que o tema proposto. "Hapiness and the Good Life" se tornou um fenômeno. Oferecido em módulo reduzido pela internet, o treinamento atraiu mais de 91 mil pessoas, de 168 países.

O sucesso do curso, criado pela professora de psicologia e ciências cognitivas Laurie Santos, pode ser uma mensagem. A ideia é discutir os equívocos que cometemos quando se fala em felicidade e também apresentar estratégias para criar hábitos melhores.

Devido ao sucesso das aulas presenciais, Laurie Santos elaborou uma versão online disponibilizada na plataforma Coursera, gratuitamente em inglês. Chamado de "The Science of Well-Being", o curso online promete reunir o que a ciência diz sobre felicidade e, a partir disso, ensinar os estudantes a transformar tais informações em ações cotidianas. As aulas são disponíveis para todos, mas caso queira obter um certificado de conclusão, o estudante deve pagar uma taxa de US$ 49. As inscrições podem ser feitas no site: https://www.coursera.org/learn/the-science-of-well-being. O curso de seis semanas com prazo máximo de 180 dias para conclusão.

The Science of Well-Being" foca em duas áreas: ensinar sobre a ciência da felicidade e, depois, ajudar a aprender como praticar a felicidade em sua vida diária. A ideia é que você termine mais feliz do que quando começou.

Laurie criou uma aula diferente, sobre a psicologia de viver uma vida feliz e com significado. Ela pretendia que a lição permanecesse na mente dos alunos. Por todo o semestre, explicou o porquê de pensarmos da maneira que pensamos. Depois disso, desafiou os alunos a usar o conhecimento para mudar suas próprias vidas. A ideia por trás da aula é enganosamente simples, e muitas das lições são familiares, como a gratidão, ajudar ao próximo, dormir o suficiente. Difícil é a aplicação desses conceitos, uma questão que Laurie Santos repete: "nossos cérebros geralmente nos levam a más escolhas. Mesmo quando percebemos, é difícil de parar com os maus hábitos".

Ser feliz pode estar em repensar atos e costumes e dar a cada coisa de nossas vidas o verdadeiro peso que elas têm, sem ficar mergulhado em cansaço, culpa e ansiedade. Sobre uma boa vida, a professora avisou aos estudantes que eles já sabem como vivê-la: só precisam praticar. Muitos alunos contaram como o curso mudou a vida deles. "Se você é muito grato, me mostre, mude a sociedade", disse a professora.

O maior erro das pessoas sobre a aula é que Laurie Santos estaria oferecendo uma medida certa para a felicidade. "É algo que você deve trabalhar todos os dias. Com o tempo, essas habilidades auxiliarão a desenvolver hábitos melhores e a ser mais feliz. Espero que eles permaneçam com as pessoas pelo resto da vida."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso