Diário da Região

    • -
    • máx min
01/07/2018 - 00h00min

SUA MELHOR COMPANHIA

Especialista fala sobre aprender a gostar da própria companhia

Além de enriquecedor, fazer programas sozinho ajuda a encontrar a paz interior

Stock Images/Divulgação Spa day ilustração
Spa day ilustração

É bom ter por perto a companhia das pessoas que amamos: dos amigos, da família, do parceiro. Bons relacionamentos fazem bem e são fundamentais para a felicidade, mas tão importante quanto isso é ter uma boa relação com você mesmo. Ficar só não precisa ser uma tarefa árdua e chata, afinal nem sempre temos alguém por perto. Essa pode ser uma experiência enriquecedora porque ajuda você a se conhecer melhor e a encontrar a paz interior. Isso sem contar que desenvolve a autoconfiança e vai te ajudar a perceber que sua felicidade não depende dos outros, mas de você mesmo.

"A vida social é muito boa mas precisamos aprender a conviver com nós mesmos e aprender a gostar da nossa companhia e a não depender do outro para se sentir feliz ", explica a terapeuta emocional Cidinha D'Agostino, psicoterapeuta holística e escritora. É preciso em primeiro lugar aprender a se amar e a se respeitar. Se isso não acontecer, nenhum lugar será bom.

Dá para fazer muito mais coisas sozinho do que você pensa: ler um bom livro, ir a um show, a um restaurante especial comer uma comida que mais ninguém do grupo gosta, desenvolver uma arte como a pintura ou a escultura. "Quando atendo pessoas com muita ansiedade recomendo além de hobbies, ouvir música, tocar um instrumento musical, fazer jardinagem e principalmente nadar" diz o coach e neurocirurgião Eduardo Silva. Aproveite para fazer coisas que não faria com outras pessoas com medo da crítica ou da cobrança. A revista Bem-Estar traz quatro sugestões que vale a pena tentar.

Escolha um lugar calmo para meditar

Pixabay/Divulgação Meditação
Meditação

"Uma atividade interessante para se fazer sozinho é, sem dúvida, a meditação, reservar-se consigo mesmo num lugar tranquilo e arejado, sentar-se confortavelmente e colocar-se a disposição para pensar em si mesmo. No entanto, para que esse tipo de experiência seja algo realmente agradável, é imprescindível que se tenha desenvolvido um bom relacionamento consigo mesmo. Livre de cobranças e acusações. Assim, passa a ser possível desfrutar de sua própria companhia. Qualquer que seja a ocasião."

Renato Dias Martino, escritor, psicoterapeuta e professor universitário

 

Faça uma caminhada junto à natureza

Fotos: Pixabay/Divulgação Caminhada natureza
Caminhada natureza

"A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, sem precisar de companhia, de preferência junto à natureza, porque você tem a oportunidade de receber energia dos íons encontradas com abundância. A vantagem de fazerem sozinhas permitem acessar o seu interior e refletirem sobre a vida ou melhor acalmar os pensamentos, sem interferência externa"

Eduardo Silva, neurocirurgião e coach

Visite lugares que façam parte da sua infância

Pixabay/Divulgação Lugares da infância
Lugares da infância

"Aproveite para visitar lugares que façam parte da sua infância ou da sua vida e lembrar de coisas boas que aconteceram e que muitas vezes foram deixadas para trás. São fatos que muitas vezes só interessam a você e que, provavelmente, não terão a mesma importância para outras pessoas e elas não iriam gostar de fazer o mesmo programa. Isso vai permitir desfrutar da liberdade e deixar aflorar esse seu lado solitário.

Cidinha D'Agostino, terapeuta emocional, psicoterapeuta holística e escritora

Reserve um tempo para colocar sua leitura em dia

Pixabay/Divulgação Mulher leitura
Mulher leitura

"O livro incita um diálogo interno, uma identificação com a história, ou uma sensibilização. Ler é observar outra vida com uma lupa, é encontrar as minucias do outro que no dia a dia não percebemos. Isso nos refaz porque, de alguma forma, nossos conflitos e desejos estão nessas minucias, invisíveis talvez a olhos despreparados. A gente faz as pazes com nossa vida e nossas escolhas"

Karina Younan, psicoterapeuta, mestre e doutoranda pela Famerp

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso