Diário da Região

    • -
    • máx min
10/06/2018 - 00h00min

PET

Frutas são opções saudáveis para dieta dos cães

Frescas e saudáveis, as frutas podem complementar a dieta regular dos animais de estimação

Divulgação Bruce não resiste a pera e abacate
Bruce não resiste a pera e abacate

Existem diversos alimentos que podem ser inseridos na dieta dos cachorros, porém alguns são extremamente proibidos, porque podem fazer mal à saúde do pet. Mas e as frutas? Em qual das listas ela se encaixa? Segundo Ingrid Stein, veterinária da DogHero, a banana é considerada uma ótima fonte de potássio, fundamental para o bom funcionamento dos músculos. "As fibras ajudam no trato gastrointestinal, especialmente se o cachorro estiver com algum transtorno nesta região. O magnésio ajuda na absorção das vitaminas, na produção de proteínas e promove o crescimento e fortalecimento ósseo", explica.

Para a médica veterinária e especialista em alimentação natural Adriana Longo Lombardi, as frutas podem ser incluídas em todas dietas, vai depender da preferência de cada animalzinho. "As restrições são em dietas terapêuticas como por exemplo, para obesidade, onde evitamos frutas calóricas como a banana e a manga", explica ela que faz um alerta: "Temos algumas frutas que fazem mal para os pets, como a uva e a carambola, que podem causar desde vômito e diarreia até insuficiência renal e morte", pontua.

O médico veterinário e professor universitário André Galvão explica que os donos devem ficar atentos aos caroços de frutas, como maçãs, peras, damascos, pêssegos e cerejas, não devem ser dados para os animais. "Se rachados e abertos, esses caroços podem ser tóxicos, podendo levar a dificuldade respiratória e dificuldade no transporte do oxigênio no corpo, deixando a boca azulada do animal", alerta ele que continua: "Gatos são animais carnívoros obrigatórios e, na sua maioria, não gostam muito de frutas. "Oferecer uma dieta com maiores componentes em frutas e verduras para os gatos, sem uma correta orientação, pode não atender as reais necessidades nutricionais e afetar sua qualidade de vida", orienta.

Algumas opções de frutas e seus benefícios

  • Banana: fonte de potássio e vitaminas
  • Maçã: fonte de fibras e vitaminas. Oferecer sem sementes
  • Manga: oferecida sem o caroço, auxilia no sistema imunológico
  • Morango: antioxidante e fonte vitamina C

Fonte - médica veterinária e especialista em alimentação natural Adriana Longo Lombardi

Dieta balanceada

Johnny Torres Ivy come frutas todos os dias
Ivy come frutas todos os dias

Desde que chegou na família da cardiologista Heloisa Ramazzini, a Ivy cachorra da racha West Terrier, tem uma alimentação balanceada. "A Ivy tem 1 ano e 7 meses e desde de filhote faz acompanhamento com uma veterinária especialista em alimentação natural. Ela come comida de verdade, balanceada para cachorro e a fruta faz parte dessa dieta", conta ela que continua: "Nada na alimentação da Ivy é dado sem orientação. Ela segue uma dieta rica, balanceada e mais natural possível. Sou eu que preparo sua comida e na hora de servir sempre incluo alguma fruta. As preferidas são banana, maçã, mamão, mamão, manga e melancia", diz.

Quem também não resiste a uma fruta é Bruce Bacon Tomas, um American Staffordshire Terrier. "O Bruce come fruta desde os 4 meses de idade. São duas por dia e elas entram como extra, no lugar de petiscos industrializados. Então, estou sempre atenta para que ele não engorde. Ele é comilão e está sempre querendo pedindo um pedacinho de qualquer coisa das minhas refeições. Se percebo as dobras aumentando, diminuo ou deixo uns dias sem petiscos extras", conta a agile choach e mentora comportamental Bruna Toledo.

Barata e saudável

As frutas em geral, além de saborosas, são riquíssimas em nutrientes e antioxidantes. Isso eleva a qualidade da nutrição canina de forma natural. Por consequência, aumenta a imunidade e protege o amigo de quatro patas de várias doenças. É importante dizer que um veterinário deve ser consultado antes de introduzir esses alimentos, para administrá-los conforme o tamanho e estilo de vida do pet. "Além de ser um dos doces mais acessíveis e baratos, em geral os cães adoram a fruta", explica Ingrid.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso