Diário da Região

    • -
    • máx min
24/06/2018 - 00h00min

SAÚDE

Aprender outros idiomas traz benefícios à saúde

Entre os benefícios estão a preservação da memória, rapidez na tomada de decisões e atraso no mal de Alzheimer

Pixabay/Divulgação Vantagens de aprender outro idioma
Vantagens de aprender outro idioma

Não são poucas as pesquisas científicas que têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas. As vantagens vão muito além assimilar outra linguagem e sua cultura. Elas envolvem o desenvolvimento da memória, habilidades de tomar decisões com mais rapidez e ainda ajudam a atrasar algumas doenças como o mal Alzheimer. A revista Bem-Estar listou cinco motivos pelos quais você deve começar a aprender uma nova língua o mais rápido possível.

De olho nos benefícios

Preserva a memória e retarda o aparecimento de doenças - Um estudo feito pela psicóloga canadense Ellen Bialystok, do Departamento de Psicologia da Universidade de York, mostrou que o trabalho intenso do cérebro ao adquirir uma nova língua é capaz de preservar a memória por mais tempo. Desse modo, aqueles que usam mais de um idioma retardam o aparecimento do mal de Alzheimer em três a quatro anos, não importando a idade desse aprendizado.

Desenvolve melhor as habilidades multitarefas - Pessoas que sabem falar mais de um idioma, especialmente crianças, conseguem "deslocar" facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugeriu que essa habilidade ajuda a desenvolver a capacidade de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo, já que o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

Melhor capacidade de tomar decisões - Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão. Isso porque ao usar seu idioma estrangeiro, as decisões passam a ser mais sistemáticas e menos baseadas em fatores negativos, processo mental que seria comum ao usar a língua nativa.

Percepção mais aguçada - Um estudo da Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, mostrou que pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras e capazes de manter o foco sobre informações relevantes, filtrando o que não for tão importante. Elas também demonstram melhor desempenho para identificar informações erradas.

Melhor capacidade de concentração - O estudo da equipe da professora Ellen Bialystok da Universidade de York, no Canadá, também descobriu que em tarefas que exigiam controle de distrações, mudança de uma atividade para outra ou manter uma informação em mente durante outra ação, os bilíngues obtiveram melhores resultados. "Uma razão plausível é que falar duas línguas ativa processos de controle no cérebro para performance em idiomas, que são depois usados para outros aspectos de atividades cognitivas", disse ela na conclusão do estudo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso