Diário da Região

    • -
    • máx min
24/06/2018 - 00h00min

CAFÉ SEM CULPA

Veja que dá para apreciar o café sem deixar manchas escuras nos dentes

Confira truques que vão te ajudar a continuar a consumir o café sem prejudicar os esmalte dos dentes

Pixabay/Divulgação Mulher sorrindo com café
Mulher sorrindo com café

Difícil quem resista a um gostoso cafezinho. Não é para menos: ele embala conversas, aquece nos dias frios e traz energia nas horas de desânimo. Isso torna o café a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Dados da Associação Brasileiro da Indústria de Café mostram que o consumo interno de café em pó cresce 3% ao ano e 9% para as cápsulas.

Se você faz parte do grupo que não abre mão de algumas xícaras de café ao longo do dia, saiba que ele pode ser um grande vilão quando o assunto é escurecimento dental, assim como o chá, o vinho e refrescos coloridos artificialmente. Eles também têm natureza cromogênica, da mesma forma que alimentos como beterraba, amora e cereja, e também são prejudiciais para a aparência do sorriso, se consumidos em abundância.

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, o consumo em excesso do café pode ser um fator significativo para o amarelamento dos dentes. "Ele pode alterar a pigmentação do esmalte dentário e impulsionar o surgimento de pequenas manchas amareladas e alaranjadas", diz. Mas antes de pensar em excluir de vez esses alimentos do cardápio, existem alguns truques vão te ajudar a continuar a consumir sem prejudicar o esmalte dos dentes.

Sorriso branquinho

  • Escove os dentes após o consumo - Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância.
  • Bochecho com água - Se a escovação não por possível por algum motivo, outra saída é fazer bochecho com água. Essa medida também ajuda a evitar a permanência do corante ou da acidez na boca, além de devolver a saliva perdida. Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz desagradáveis manchas marrons e amarelas no sorriso.
  • Consuma alimentos detergentes - Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação, fazendo com que o corante seja removido, além de ajudar a prevenir problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries.

Fonte: Rosane Menezes Faria, dentista

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso