Diário da Região

    • -
    • máx min
01/07/2018 - 00h00min

ÁGUA NELES

Nutricionista afirma que hábito de beber água deve virar rotina

Pais devem estimular crianças a consumir água logo após os seis meses

Pixabay/Divulgação Crianças bebendo água
Crianças bebendo água

Elas correm pra lá e pra cá, brincam se divertem e quase sempre são ligadas nos 220 volts porém, parece que a última coisa que se lembram é de tomar água. A hidratação é importante para o organismo em qualquer fase de vida de uma pessoa mas as crianças, por serem ativas, precisam de acompanhamento para garantir que elas consumam a quantidade ideal de água todos os dias.

O hábito pode começar depois dos seis meses. Até esta fase, o leite materno supre qualquer necessidade que o bebê tenha. Depois, quando frutas e papinhas entram nas refeições, a água também deve ser oferecida. E a quantidade varia conforme o tamanho, peso, atividade, temperatura do ambiente e alimentos que a criança come.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica duas formas práticas de encontrar a quantidade ideal de ingestão de água. A primeira é pelo peso da criança: 50 a 60 ml por quilo de peso/dia. Já a segunda pela idade da criança.

A água não tem macronutrientes que exijam um esforço do sistema digestivo e, por isso, é tão indicada ao organismo. "Beber água dá um descanso aos processos digestivos e ao aparelho renal, além de não fornecer calorias. Sendo assim, não causa ganho de peso, não interfere na fome dos pequenos e não causa cáries. O que também ajuda na hidratação diária é a ingestão de alimentos que complementem o papel da água, como frutas (melancia, melão, laranja) e alimentos (hortaliças, leite, carnes frescas) ricos em água", explica a nutricionista Dagmarcia David.

Ofereça água várias vezes ao dia em pequenas quantidades para que o hábito vire rotina. Quando ela estiver brincando, vai se esquecer de pedir. Durante o período de aulas, a rotina de beber água pode ser retomada ou até iniciada para quem ainda não tem o costume. "Colocar uma garrafinha na mochila, mantê-la por perto e abastecê-la em momentos apropriados durante o período na escola é ideal", recomenda a nutricionista. "Crianças e idosos não podem se descuidar, já que são os mais atingidos nessa época do ano. É importante que todos fiquem atentos à hidratação", explica o farmacêutico Adriano Heleno Ribeiro.

Cuidado com a desidratação

A desidratação dá sinais como a diminuição do volume do xixi, urina mais escura, saliva espessa, "olho fundo e boca seca. Tudo isso é um aviso de que os pequenos estão precisando do tão precioso líquido, que é a água. "A água corresponde a 60% do nosso organismo. Ela está como componente estrutural de todas as nossas células, atua na fluidez das articulações, é a principal constituinte do sistema sanguíneo, responsável por reações químicas, trocas gasosas e formação de energia" explica o cardiologista Valdir Lippi Júnior.

Água x Idade (por dia)

  • Até os três anos: 1,3 litro
  • Entre quatro e oito anos: 1,7 litro
  • Entre nove e 13 anos: Meninas - 2,1 litros / Meninos - 2,4 litros
  • Entre 14 e 18 anos (para ambos os sexos): 3,3 litros

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso