Diário da Região

    • -
    • máx min
24/06/2018 - 00h00min

MUNDO ANIMAL

Conheça as 21 espécies de dinossauros que habitaram o território brasileiro

Mais de 21 espécies de dinossauro catalogadas por pesquisadores 'habitam' o território brasileiro

Divulgação Dinossauros de brinquedo em parque de Foz do Iguaçu
Dinossauros de brinquedo em parque de Foz do Iguaçu

Tipos como tiranossauro e braquiossauro não causam estranheza entre amantes de dinossauros, mas já ouviu falar no Amazonsaurus maranhensis ou no Adamantisaurus mezzalirai? Os dois estão entre 21 espécies, catalogadas por pesquisadores, que habitaram o território onde hoje fica o Brasil. E foram assim batizados para homenagear os locais onde seus fósseis foram encontrados: a Amazônia maranhense e a Formação (geológica) Adamantina, no trecho de São Paulo (ela compreende ainda Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul).

A diversidade de tipos que viveram por aqui é grande. A maioria do período cretáceo, há desde herbívoros similares ao "pescoçudo" braquiossauro até alguns que, pela magnitude, poderiam estar em qualquer filme de Spielberg. É o caso do carnívoro austroposeidon, cujos vestígios foram localizados também em São Paulo. É considerado um dos maiores dinossauros brasileiros, alcançando 25 metros de altura.

Passo a passo

Para conhecer mais sobre os répteis tupiniquins, a dica é ir ao Vale dos Dinossauros, unidade de conservação no sertão da Paraíba que abrange 12 municípios e onde foi registrada uma das maiores incidências de pegadas de dinossauros do mundo.

A maior parte fica na Bacia do Rio do Peixe, no município de Sousa, que também batiza, informalmente, um dinossauro ainda não documentado que habitou a região, o Sousatitan. O lugar conta com um centro de visitação, com exibição de fósseis e réplicas, além de um mirante.

Através de plataformas suspensas, que preservam as pegadas, pode-se conhecer parte das trilhas. Estima-se que existam registros de mais de 50 tipos de animais pré-históricos, ainda não catalogados, espalhados por uma extensão de 700 quilômetros quadrados.

Eu, robô

Outra forma de conferir a magnitude desses animais é viajar pelo Vale dos Dinossauros, com menos arqueologia e mais diversão. Ele tem filiais nas cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Canela (RS). As duas atrações foram inspiradas no filme de Steven Spielberg e contam com esculturas dos animais com até dez metros de altura.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso