Diário da Região

    • -
    • máx min
01/07/2018 - 00h00min

ÁFRICA DO SUL

Na terra de Madiba

No ano do centenário do líder, África do Sul investe em atrações que não escondem seu passado, sem abrir mão das belezas naturais

Júlia Amin/Agência O Globo Girafa bebe água em lago de reserva, a uma hora do aeroporto de Porto Elizabeth
Girafa bebe água em lago de reserva, a uma hora do aeroporto de Porto Elizabeth

A África do Sul é pródiga em mostrar ao turista sua pequenez diante da natureza. Seja ao observar o contorcionismo de uma girafa grávida tomando água no lago de uma savana ou diante de montanhas majestosas. Também desperta sentimentos como o prazer de tomar um vinho pinotage, uva típica do país, ou o medo ao se jogar do alto de um estádio de futebol e balançar num swing, com 88 metros de queda livre.

O país de Nelson Mandela, cujo centenário será celebrado no próximo dia 18 de julho, é intenso. Suas belezas naturais, sua rica gastronomia e sua cultura pulsante proporcionam muitas viagens numa só. Por dez dias, neste outono, em maio passado, foi possível sentir muito calor e muito frio, ver o sol nascer na linha do mar e dirigir por uma estrada com o asfalto todo branco após uma geada.

O roteiro começa pela vida urbana e agitada de Johannesburgo. A uma hora de avião, mergulhamos nas águas mornas de Durban, que tem forte influência indiana, e seguimos de carro para a rota turística Midlands Meander. Depois, rumamos até as montanhas de Drakensberg, numa viagem de cerca de três horas. De volta a Durban, voamos por uma hora e meia a Porto Elizabeth, para ver de perto animais selvagens.

Para o centenário de Madiba, como o líder é chamado, a South African Tourism lançou um aplicativo de celular, chamado Madiba's Journey, com cem locais importantes na vida do ex-presidente, relacionados à sua história pessoal e sua luta pela igualdade e pela paz.

Entre eles, estão a capital legislativa, Cidade do Cabo, com visita a Robben Island, prisão onde ele passou 18 dos 27 anos de cárcere (a cidade, aliás, vem encarando problemas sérios de abastecimento de água), e Pretória, capital administrativa, onde uma estátua enorme de Mandela saúda os visitantes e é ponto turístico. Como se vê, há pegadas de Madiba por toda parte.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso