Diário da Região

    • -
    • máx min
04/07/2018 - 00h30min

AÇÃO

Radialista de Tanabi é réu por injúria racial

Ofensas foram feitas em conversa de grupo do WhatsApp; radialista nega as acusações

Reprodução Advogado Edmundo Maia dos Santos Júnior:
Advogado Edmundo Maia dos Santos Júnior: "Que a Justiça seja feita"

O radialista tanabiense Luiz Carlos Correa virou réu em processo de injúria racial e ofensa a integridade física contra o advogado Edmundo Maia dos Santos Junior. Denúncia foi recebida pela Justiça da cidade, que seguiu parecer do Ministério Público.

O caso foi parar na Polícia Civil, em agosto do ano passado, depois que as ofensas foram copiadas pelo advogado de uma conversa de grupo do WhatsApp. Acusado nega os crimes.

Pela denúncia oferecida a 1ª Vara da Comarca de Tanabi, o promotor de Justiça Fábio Meneguelo Sakamoto afirma que o radialista encaminhou áudios com os seguintes dizeres à vítima: "Você é um grande usurpador, um advogado de porta de cadeia, um grande vagabundo, é o que ce é, pronto desabafei, nego ordinário, só não falei isso porque ele podia me processar (sic)". Mais à frente, ele diz: "Eu quero é socar o ferro (trecho omitido pela reportagem) desse nego fila da puta."

Questionado durante o inquérito da Polícia Civil sobre as ameaças, Luiz admitiu ser o autor das mensagens. "Confessou ter encaminhado os áudios falando de Edmundo", afirma Sakamoto. Desta forma, o MP denunciou o radialista por injúria racial - artigo 140, inciso 3º do Código Penal - e por ofensa a integridade física - artigo 147, do mesmo código. Pedido que o juiz Ricardo de Carvalo Lorga acatou.

"Recebo a denúncia (...) oferecida contra Luiz Carlos Correa, (...) e determino a citação do(a)(s) acusado(a)(s) para respondê-la por escrito no prazo de 10 dias (...) Intime-se", afirma trecho da decisão do juiz.

Agora réu, vítima e testemunhas de acusação e defesa devem ser ouvidos pela Justiça, antes do julgamento.

Logo eu?

Santos Junior disse ter ficado surpreso com as ofensas que sofreu. "Sou advogado, faço parte da comissão da igualdade racial da OAB de Tanabi e foi acontecer justamente comigo. Queremos que ele aprenda a ter convívio social. Sentimento é de que a Justiça aconteça porque a questão racial do Brasil é muito séria", destacou Edmundo. "Espero que a Justiça seja feita", acrescentou.

Procurado pelo Diário, o radialista negou os crimes. Correa ainda não foi notificado pela Justiça, mas afirmou que as acusações são uma tentativa de retaliação da vítima a uma matéria produzida por ele contra o advogado. "Ele cometeu injúria comigo também, ele advoga para uma sindicato e estava cobrando honorários com duplicidade, daí eu fiz uma matéria sobre isso. A partir desse momento ele virou contra mim. A denúncia é infundada."

Sobre as conversas de WhatsApp juntadas na denúncia do Ministério Público, o comunicador afirmou que era uma conversa privada que vazou. "Eu jamais cometeria esses crimes. É uma conversa com o advogado, só não xinguei pela cor porque isso é crime. Sou jornalista. Você acha que vou xingar para depois levar um processo", questionou.

(Colaborou Rodrigo Lima)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso