Diário da Região

    • -
    • máx min
10/07/2018 - 14h52min

DIA DA PIZZA

Dia da Pizza: qual será a pizza queridinha dos rio-pretenses?

Veja qual a pizza mais pedida em Rio Preto

Divulgação Pizzas de sabores tradicionais são as queridinhas do rio-pretense
Pizzas de sabores tradicionais são as queridinhas do rio-pretense

Reza a lenda que ela surgiu há pouco mais de 6.000 anos a partir da mistura de farinha com água feita pelos egípcios, outros dizem que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa a base de farinha, arroz ou grão-de-bico e a assava em tijolos quentes. Mas o que se sabe, de fato, é que foi em Nápole, na Itália, que nasceu a primeira pizzaria do mundo, em 1830. Independente da história e de quem realmente tenha inventado, uma coisa que podemos afirmar é que o brasileiro tratou de dar o seu toque e transformá-la. E assim nasceu um dos pratos queridinhos do País.

É claro que em Rio Preto essa paixão não é diferente. Segundo estimativa do Sindicato dos Bares e Restaurantes da cidade são, aproximadamente 500 estabelecimentos (entre bares, botequins, lanchonetes e pizzarias) que comercializam pizza. Entre tantos estabelecimentos e opções de sabores, qual será a pizza queridinha do rio-pretense?

O Diário entrou em contato com 30 pizzarias da cidade e a resposta foi quase unânime: calabresa e portuguesa. Os sabores tradicionais são os que mais agradam o paladar dos rio-pretenses. “O consumidor é bem tradicional e alguns dos sabores preferidos são a Portoghese Tradizionale, Calabrese Speciale. Mas também há espaço para os clientes que preferem sabores mais sofisticados como a Brie, com queijo brie e presunto parma”, diz Guto Covizzi, dono da rede de pizzarias Bella Capri.

As pizzas chamadas “A moda da casa” que levam ingredientes variados e dão um toque personalizado e diferente a cada estabelecimento vieram logo em seguida no ranking das pizzas queridinhas do rio-pretense, seguido pela de frango com catupiry.

Banana com Bacon

Pode parecer estranho, mas a mistura de bacon, banana e requeijão agrada o paladar do rio-pretense. A pizza de sabor não muito tradicional faz parte do cardápio da pizzaria Nonna Beni e é um dos sabores mais pedidos, segundo a gerente Adriana Trevelatti. “Quando a gente oferece ela no rodízio, a primeira reação dos clientes é torcer o nariz. Mas depois que eles experimentam eles aprovam”, conta.

Dia da Pizza

O dia da pizza é comemorado há 33 anos, desde 1985, em São Paula. A data foi instituída depois de um concurso estadual para eleger as 10 melhores receitas de pizzas de muçarela e margherita. O sucesso do evento foi tão grande, que a data de sua final, 10 de julho, foi consagrado o dia oficial da pizza.

Como surgiu a pizza?

Segundo a história no início do século XVIII, o comerciante Rafaelle Esposito, produzia e vendia um alimento que era similar a uma massa de pão recheada com torresmo, queijo e azeitona. O alimento de baixo custo era chamado de pizza e muito comprado por famílias de baixa renda.

Ao saber da popularidade daquele “pão diferente” o rei italiano Umberto I levou o comerciante para cozinhar em seu palácio para a rainha Margherita de Saboiá. A massa em formato redondo foi enfeitada com ingredientes das cores da bandeira da Itália: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). E foi o encantamento da rainha pela pizza que acabou determinando o nome de “Margherita” para esse tipo de recheio.

A partir daí a pizza foi ganhando fama, atravessou o continente e hoje ela consumida no mundo todo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso