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04/07/2018 - 15h02min

ATENÇÃO, PACIENTES!

Terapia por WhatsApp está liberada

Terapia online agora pode; Confira

Pixabay Especialista explica sobre consultas pelo WhatsApp
Especialista explica sobre consultas pelo WhatsApp

Estar com aquela sensação de aperto no peito e ao pegar o celular fazer uma chamada de vídeo pelo WhatsApp ou pelo Skype. Do outro lado, nenhum amigo ou familiar, e sim um psicólogo. Com os avanços tecnológicos situações como esta estão cada vez mais comuns. Mas as consultas e orientações online com psicólogos esbarravam no limite de 20 atendimentos por paciente, estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em 2012.

No entanto, isso, agora, faz parte do passado. No último mês, o Conselho Federal de Psicologia mudou algumas regras e liberou o atendimento online livre e ilimitado para todos os psicólogos e tal medida deve dar novos rumos para a profissão.

A psicóloga Cristiane Francisco Alves Lorga, viu de maneira positiva a decisão. Atualmente ela faz atendimento a uma paciente que, durante o tratamento, teve que deixar o País e se mudar para a Austrália. O acompanhamento não foi interrompido e as sessões passaram a ser de forma online. Lorga garante que o atendimento à distância pode ser tão efetivo quanto o presencial. “O acompanhamento à distância depende da demanda do cliente e do próprio profissional, ambos precisam estar confortáveis. Enquanto saudáveis e alcançando seus objetivos os atendimentos via internet podem facilitar muito”, explica.

A decisão foi tomada porque mesmo com a polêmica sobre a eficácia do atendimento digital, a correria do dia a dia, a falta de tempo ou até mesmo vergonha, faziam com que muitos pacientes abandonassem o tratamento antes do seu término. E a facilidade da consulta online (tanto para o paciente quanto para o psicólogo) vem ganhando cada vez mais espaço e atraindo adeptos.

“O atendimento online veio para ficar. A cada dia, as pessoas estão buscando adequar a sua rotina de trabalho e estudos via internet e, em alguns casos, o atendimento online pode beneficiar o cliente”, acrescenta a psicóloga Janaína Isabel Moreira.

Lado negativo

Apesar das facilidades no atendimento online, as psicólogas ouvidas pelo Diário alertam que nem todos os atendimentos devem ser feitos pela internet. E acrescentam que a primeira consulta deve ser presencial.

“Via internet não é possível acessar o cliente em momentos de crises, por exemplo. Para estes casos, a melhor forma de atendimento é o presencial, o psicólogo interage com o seu cliente e não há riscos de queda na conexão, por exemplo, esse detalhe pode trazer danos a um atendimento. Sem contar que em atendimento online, estímulos podem atrapalhar a atenção do cliente”, explica Moreira.

Ainda segundo as profissionais é necessário olhar com cuidado para o paciente, já que muitas vezes o tratamento busca tirá-lo da sua zona de conforto e o acompanhamento online, que leva mais comodidade, vai na contramão disso.

“Cada situação é única e mesmo tendo sido liberado atendimento à distância, ainda assim, é preciso um olhar atento e muito profissionalismo. O primeiro atendimento é primordial para que terapeuta e cliente se sintam confortáveis e vinculados. E nesse caso, acredito ser de responsabilidade do profissional dizer se o tratamento será viável ou não”, acrescenta Lorga.

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