Diário da Região

    • -
    • máx min
07/07/2018 - 00h30min

VÍRUS EM RIO PRETO

Homem que contraiu H1N1 é 11º morador a morrer por gripe

Mara Sousa 23/4/2018 Vacinação contra gripe, disponível nos postos, é melhor
Vacinação contra gripe, disponível nos postos, é melhor "arma"

Um homem com idade entre 55 e 60 anos morreu em Rio Preto com Influenza A H1N1. O caso foi divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Secretaria de Saúde, que não informa a idade exata nem a data precisa da morte da vítima. O paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 22 de junho e os exames deram positivo para o vírus. Ele tinha problemas de saúde anteriores que agravaram o quadro e não estava vacinado contra a doença.

Com esta nova confirmação, chegam a onze as mortes por gripe em Rio Preto. A Secretaria de Saúde também confirmou seis novos casos de síndrome respiratória aguda grave, chegando a 81. Foram contabilizados 64 casos de H1N1, 79% do total. Em 71,6% das ocorrências de gripe (58 casos) os doentes têm algum fator de risco.

Vacinação

A cobertura da vacinação contra gripe em Rio Preto atingiu 94,11% para os grupos prioritários, com meta, ou seja: profissionais da saúde, idosos, gestantes, crianças menores de 5 anos, puérperas e professores. A maior cobertura continua entre o grupo dos professores: 114,08%, o que significa que o número de pessoas vacinadas superou a estimativa inicial.

As menores coberturas vacinais ainda estão entre as crianças menores de cinco anos (81,77%) e as gestantes (74,23%), os únicos grupos que ainda não atingiram a meta de 90% de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A gripe é uma doença mais grave que o resfriado, pois afeta o trato respiratório inferior (traqueia e pulmões). Os sintomas são febre, calafrios, dores musculares, tosse, espirros, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Os primeiros sinais de complicação são dificuldade para respirar e falta de ar. Conforme o Diário já mostrou, quanto antes o paciente procurar atendimento médico e começar a tomar o antiviral, melhores suas chances de recuperação e menores as possibilidades de complicações da doença como insuficiência renal e pneumonia.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso