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08/07/2018 - 17h01min

"BARRIGA TANQUINHO"

Confira dicas para manter o abdômen firme

Ter abdômen "tanquinho" exige dedicação! Veja dicas de como secar a barriga

Simone Machado Alunos fazem abdominal oblíquo durante treinamento
Alunos fazem abdominal oblíquo durante treinamento

Ter uma barriga sarada e um abdômen definido é o sonho de muita gente. Porém, conquistar os famosos “gominhos” requer disciplina e muita força de vontade. Para ter aquele abdômen perfeito, seja homem ou mulher, é preciso ficar atento à alimentação e investir em atividades físicas.

Mas a má notícia é que não há nenhum alimento “mágico” que haja diretamente na queima de gordura abdominal. Segundo a nutricionista Nayara Covolo, o que tem são alimentos que auxiliam na redução de gordura corporal num todo. “Uma dieta baseada em frutas, legumes, verduras, castanhas e carnes magras te ajuda no emagrecimento em geral e esses alimentos devem ser incluídos nas suas refeições diárias”, explica.

Além de uma alimentação saudável os exercícios físicos são essenciais na luta pelo abdômen sequinho. Para conseguir eliminar os tão temidos “pneuzinhos” o primeiro passo é perder peso. Nesse caso as atividades aeróbicas, que ajudam a queimar calorias, são ideais e vão te ajudar nesse processo. Vale acrescentar que sem eliminar o peso extra de nada adianta você se matar na academia fazendo 200 ou 500 abdominais que a musculatura não ficará definida.

Mas para desfilar com barriga sequinha ainda é preciso mais do que isso. Depois que você já eliminou os quilinhos extras, os tradicionais abdominais são exercícios obrigatórios e você deve inclui-los em seu treino. E nada de querer boicotá-los, é preciso treinar todos os dias. “Para ter o abdômen definido é necessário treinar o músculo abdominal de quatro a cinco vezes por semana”, explica Daniel Camargo Júnior, educador físico.

E os exercícios para esse músculo vão além do tradicional abdominal reto. “É indicado que se faça pranchas, abdominal oblíquo e alpinista”, acrescenta o educador físico.

Veja os exercícios que vão ajudar na hora de definir o abdômen:

Abdominal reto - esse sem dúvidas é o mais conhecido. Ele é feito deitado de costas no colchonete com a perna flexionada e os pés apoiados no chão próximo do quadril. O movimento é de contrair o abdômen tirando a parte torácica do chão. Um detalhe importante nesse exercício, quando contrair e o tronco subir soltar o ar, a volta para o chão deve ser lenta e inspirando o ar.

Abdominal oblíquo – Deitado e com um braço esticado ao lado do corpo, fazer a contração lateral tirando o ombro do chão. A respiração é igual ao exercício anterior. Se você tem facilidade nele algumas variações podem ser feitas, como tirar os pés do chão gerará maior instabilidade e maior contração abdominal, pode descer e subir as pernas junto com o tronco dificultando mais o exercício.

Prancha – Com certeza esse é um dos exercícios mais odiados por quem frequenta academia. Por trabalhar músculos mais profundos ele dever ser feito todos os dias. A prancha não possui movimentos. Nesse exercício você fica com os cotovelos e os pés apoiados no chão, o quadril e o tronco, suspensos (devem estar alinhados). A contração abdominal deve ser mantida por cerca de 30 a 45 segundos.

Alpinista – Esses é um dos exercícios mais completos. Além do abdômen ele trabalha também pernas e glúteos. Com as mãos e pés apoiados no chão mantenha o corpo ereto, contraindo o abdômen. Dobre os joelhos, de maneira alternada, como se estivesse subindo uma montanha.

Alimentos que auxiliam na perda e gordura:

Castanhas - A castanha é um ótimo alimento para a saúde. Rica em proteínas, em gorduras saudáveis e com poucos carboidratos, ela estimula o corpo a queimar o excesso de gordura, ajudando na perda de peso.

Verduras, frutas e legumes – Essenciais para uma alimentação saudável as verduras e legumes contém poucas calorias por isso devem ser incluídas nas dietas de quem quer perder peso. Aliadas a elas as frutas contém nutrientes e vitaminas que o corpo necessita. Além de que grande parte desses alimentos ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.

Carnes magras – A carne é um elemento muito importante na dieta, já que se trata de uma fonte de proteína e ajuda na formação dos músculos. Por isso, ela é indispensável. É importante que você dê prioridade às carnes magras, pois elas contêm menos gorduras e a melhor maneira de preparar é assando ou grelhando o alimento.

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