Diário da Região

    • -
    • máx min
06/07/2018 - 09h41min

CUIDADOS

Engate: mocinho ou vilão para o seu carro?

Engate tipo bola pode virar um vilão para quem busca proteção ao carro

Foto: raphaelstrada on Visualhunt.com / CC BY Veja que o engate pode proteger a traseira do veículo, mas em impactos maiores, pode prejudicar, e muito, o carro
Veja que o engate pode proteger a traseira do veículo, mas em impactos maiores, pode prejudicar, e muito, o carro

Quem nunca ouviu a frase: vou colocar um engate no carro para proteger? O ditado é bem comum entre os motoristas. Mesmo que a intenção não seja puxar uma carretinha ou um trailer, lá está ele instalado na parte de trás do veículo. Isso porque a função principal do engate (puxar em semirreboque) ficou em segundo plano, já que grande parte dos motoristas acredita que o acessório ajuda a proteger a traseira do veículo em casos de batidas e a evitar que outros automóveis “encostem” e causem arranhões na lataria do carro.

Esse pensamento não está totalmente errado. O engate pode proteger o veículo em batidas leves, principalmente, aquelas encostadinhas que acontecem nos estacionamentos. Mas em casos de impactos maiores, o engate pode prejudicar, e muito, o carro. Causando mais danos (afeta a estrutura do automóvel) do que se ele não estivesse ali.

De acordo com Marcos Iombriller, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro não é indicado ter um engate por “proteção”. “O para-choque do veículo é feito para absorver o impacto de uma batida, concentrando a energia e fazendo com que os ocupantes sintam menos o impacto. Se você coloca o engate, você perde essa absorção e o dano é bem maior e leva mais risco aos passageiros”, explica.

Outro detalhe importante é que com a grande adesão desse equipamento, que em muitos casos é tratado também como um acessório decorativo, sua fabricação e instalação foram banalizadas, deixando de seguir orientações de segurança.

“Não são todos os veículos que são feitos para receber um engate. Há automóveis que a potência ou os freios não aguentariam o peso extra de um semirreboque. Isso vem explicado no manual do fabricante, mas muitos são negligentes e colocam mesmo assim”, acrescenta o gerente.

Antes de instalar um engate verifique:

Automóvel: Antes de sair instalando um engate no seu carro verifique no manual do fabricante se o veículo pode receber o equipamento. Não são todos os carros que são fabricados para ter a função de puxar um semirreboque.

Procedência: Verifique se o engate é aprovado pelo Inmetro. O equipamento deve conter uma plaqueta com os dados do fabricante e outras informações, como a capacidade máxima de tração do veículo.

Instalação: Depois de seguir as regras acima, procure uma empresa confiável para fazer a instalação de maneira correta e que não vá te trazer dores de cabeça.

Engate: Na hora de comprar um engate, tome mais um cuidado. Algumas especificações são exigidas por lei. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o engate deve ter esfera maciça; tomada; dispositivo para fixação de corrente de segurança; ausência de dispositivos cortantes e ausência de iluminação.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso