Diário da Região

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08/07/2018 - 00h00min

Alimentação saudável

Saudáveis e saborosos, os queijos são aliados da saúde

Os queijos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegem os ossos e diminuem o risco de hipertensão

Guilherme Baffi
"Com a onda dos alimentos low carb, os queijos- mesmo os com alto teor de gordura- têm sido cada vez mais procurados", explica a empresária, Carla Schimidinger, do Brindiamo Wine Bar

O queijo, sem medo de errar, é um daqueles alimentos que pode ser consumido do café da manhã ao mais requintado dos jantares. Com suas diversas texturas e sabores, faz com que seja bem-vindo do princípio ao fim da refeição e o que é melhor, faz bem para a saúde. Além de estar em mesas do mundo inteiro, há uma infinidade de variedades desse produto, importados ou não. Em todo o mundo, são produzidos 18 bilhões de quilos de queijo por ano, o que equivale a 2,5 quilos per capita.

Incluir o queijo na dieta traz diversos benefícios: Os queijos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, protegem os dentes e ossos e diminuem o risco de hipertensão. "Além de serem ótimos complementos de refeições, os queijos trazem uma vasta gama de elementos que contribuem para a saúde, desde o cálcio até proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista Ana Paula Del'Arco, consultora Associação Brasileira de Laticínio (Viva Lácteos).

Proteína de mais fácil digestão

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é ingerir, no mínimo, um litro de leite por dia, o que equivale a 1000 mg de cálcio. Para adquirir essa quantidade em queijo, a pessoa pode ingerir 100 gramas de provolone, que têm até mais de 1000 mg de cálcio - ou consumir 100 gramas de queijo minas mais 40 gramas de queijo prato, por exemplo.

A proteína do queijo é mais fácil de ser digerida que a do leite porque uma etapa da digestão já é feita no processo de coagulação do alimento. Quanto mais maturado o queijo, mais rico em proteína.

Benefícios para a saúde

  • Controle da pressão arterial - Uma dieta rica em queijos magros, contribui para o consumo adequado de cálcio, potássio e magnésio, minerais que exercem efeitos benéficos sobre a pressão arterial.
  • Saúde dos ossos e dos dentes - Por serem fonte de cálcio, os queijos são importantes também para saúde óssea. Para os dentes, por exemplo, ajudam no combate a formação de cáries, na remineralização do esmalte do dente, na retenção de cálcio e na densidade óssea e, ainda, aumentam a absorção de cálcio.
  • Sistema imunológico - Contribuem para a defesa do organismo atuando contra os micro-organismos, modulando a resposta imune, promovem o crescimento das bactérias probióticas e o aumento da atividade dos linfócitos T (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos) e secreção de anticorpos.

Fonte: RG Nutri

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