Diário da Região

    • -
    • máx min
08/07/2018 - 00h00min

SUL FLUMINENSE

Com tradição escandinava, Penedo capricha no cardápio e clima romântico

Conheça hotéis que cultuam tradições escandinavas oferecem famosa sauna finlandesa

Luiz Ackerman/Agência O Globo Sequência de pratos escandinavos no restaurante do Hotel Pequena Suécia
Sequência de pratos escandinavos no restaurante do Hotel Pequena Suécia

Comer, passear e amar. Esse poderia ser o lema de Penedo, bairro de Itatiaia, localizado a 175 quilômetros do Rio. A localidade é um convite ao romance, com pousadas charmosas e pequenos bistrôs. No inverno, não raras vezes, as temperaturas chegam a 5°C e é comum acordar com os gramados cobertos por uma fina geada. Lojinhas de presentes e fábricas de chocolate garantem certo ar europeu. Não à toa: Penedo é a única colônia finlandesa do País.

Os hotéis cultuam tradições escandinavas e quase todos oferecem a famosa sauna finlandesa. O chutney dá sabor a muitos cardápios e quem chega por lá no primeiro sábado do mês ou num feriado prolongado, tem a oportunidade de aprender danças típicas, no baile do Clube Finlândia.

Em julho e agosto, a cidade sedia um festival de jazz, com atrações nacionais e internacionais. A programação completa pode ser encontrada na internet, no endereço jazzvillage.com.br

E quem quiser curtir a natureza pode conhecer as cachoeiras do Ribeirão das Pedras, que desce do Parque Nacional do Itatiaia e vem atravessando Penedo. O curso do rio forma as quedas d'água Três Bacias, Três Cachoeiras e Cachoeira de Deus e algumas piscinas naturais, como o Poção Esmeralda. No inverno, só os mais corajosos conseguem pular na água gélida, mas o passeio compensa pela beleza do lugar.

Papai Noel

Se Penedo parece um convite ao romance, não se engane: a localidade colonizada por finlandeses também faz sucesso com os pequenos. Afinal, é sede da residência de verão do Papai Noel, localizada na Pequena Finlândia, um pequeno shopping temático no centro da vila.

Um boneco do personagem enfeita a entrada do espaço. Já virou lenda tentar adivinhar como ele ficou preso na vegetação que decora o portal. Há quem brinque dizendo que comeu chocolate demais. Outros acreditam que não conseguiu passar com muitos brinquedos. A casa de Noel é decorada como uma típica residência da Lapônia e tem um trenó centenário. Programa imperdível, independentemente da idade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso