Diário da Região

27/08/2018 - 19h57min

Teste finalizado

Circular começa a receber chip para instalação de wi-fi nos ônibus

Consórcio Riopretrans define empresas para fornecer chip, modem e roteador e vai concluir as instalações de wi-fi gratuito em todas as linhas do transporte público de Rio Preto até o fim do ano

Mara Sousa 23/3/2018 Acima, um dos veículos da frota da Riopretrans durante os testes de wi-fi nos ônibus; ao lado, cartaz ensina usuário a usar a internet gratuita
Acima, um dos veículos da frota da Riopretrans durante os testes de wi-fi nos ônibus; ao lado, cartaz ensina usuário a usar a internet gratuita

Após cinco meses de testes, o Consórcio Riopretrans, formado pelas empresas Circular Santa Luzia e Itamarati, escolheu a TIM (chip) e a GoWiFi (modem e roteador) para fornecerem os equipamentos para a instalação de wi-fi grátis nas linhas do transporte público de Rio Preto.

A partir da próxima semana terá início a colocação dos primeiros 100 aparelhos (70 em veículos da Circular Santa Luzia e 30 nos da Itamarati), com capacidade de 20 gigabytes (GB) nos veículos urbanos, o que possibilita o acesso de 70 aparelhos ao mesmo tempo. Até o momento, apenas os chips e as caixas de proteção chegaram.

"Eles vão começar a instalar conforme forem recebendo (os equipamentos). Até o final do ano, todos os ônibus vão receber o sinal de wi-fi", afirmou Amaury Hernandes, secretário do Trânsito de Rio Preto.

Com os equipamentos instalados, os passageiros poderão acessar redes sociais, sites de notícias e até trocar mensagens por WhatsApp ou Messenger. Vídeos do Youtube, downloads e conteúdos impróprios terão o acesso restrito.

Ainda na próxima semana deverá ser divulgado pelo Consórcio Riopretrans como será o acesso para os passageiros. Durante o período de testes, para conectar-se ao wi-fi grátis, bastava ligar o celular e procurar pelo número do prefixo do ônibus. O que deve se repetir agora em todas as linhas.

"Até a próxima semana, com todos os equipamentos em mãos, poderemos informar o cronograma de instalação (nas linhas)", afirmou Wesley Pazetto, assessor jurídico da Santa Luzia, dizendo que tanto a Santa Luzia quanto a Itamarati, junto com os fornecedores (TIM e GoWiFi) do sistema, estão recebendo e configurando os equipamentos.

"Os testes foram encerrados e foram muito bons, tanto que foi aprovado para iniciarmos as instalações", concluiu o assessor jurídico.

Uma das usuárias do transporte urbano, Andrea Cristina Faria, 49 anos, auxiliar de limpeza, aprovou. "Achei legal. Funcionou certinho. Só no terminal que às vezes não pegava direito, mas dentro do ônibus funcionou bem. Usei para falar pelo Messenger, conversei com meus filhos e minha mãe. Foi muito bom", disse ela.

Contrapartida

Oferecer o wi-fi nos 270 veículos - 90 da Itamarati e 180 da Santa Luzia - ficou estipulado no reajuste de 3,3% da tarifa cobrada pelo Consórcio Riopretrans. A estimativa é de que o valor investido para o sistema, somando roteador, modem, internet e gerenciamento seja de R$ 35 mil por mês.

Ar-condicionado é promessa

Se o wi-fi grátis já foi aprovado pelos usuários, para 2019 outra revindicação antiga dos passageiros deve ser atendida: o ar-condicionado.

A previsão do novo contrato da Prefeitura com o Consórcio Riopretrans aponta que a partir de janeiro do próximo ano toda a frota deverá ser trocada e receberá ar-condicionado.

"Se funcionar, será algo que vem pra ajudar muito os usuários, principalmente nos dias de calor mais intenso. Quem utiliza diariamente o serviço de transporte público sabe como é ruim você ter que ir trabalhar e acabar chegando suado por conta do calor", afirmou o estudante Léo Roveroni, 21 anos.

O prazo para a renovação dos veículos, já com ar, é dezembro do ano que vem.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso