Diário da Região

25/09/2018 - 10h21min

CALOR E EXERCÍCIO FÍSICO

Especialista alerta sobre os cuidados ao praticar atividades físicas no calor

Cardiologista orienta como se exercitar no calor sem passar mal

Pixabay Veja quais são os melhores horários para praticar atividades físicas com as altas temperaturas
Veja quais são os melhores horários para praticar atividades físicas com as altas temperaturas

Que exercício físico faz bem isso ninguém discute. Mas como se exercitar em uma cidade tão quente como Rio Preto? Os médicos sempre orientam para que as pessoas não façam exercícios físicos nas horas mais quentes do dia. E se a umidade do ar estiver baixa então, aí a coisa fica bem mais complicada. Para entender como se exercitar de modo correto, e sem passar mal, conversamos com a médica cardiologista, Daniela Fontes Araújo.

Segundo Daniela, o corpo está regulado para manter a temperatura corpórea em torno de 36 e 37 graus. O que acontece é que, quando a temperatura ambiente está acima dos 30 graus, há mais perda de calor com o exercício. Para que o equilíbrio térmico seja mantido o corpo elimina suor. Com isso o organismo perde líquido e sais minerais. Por isso, se exercitar entre 10h e às 16h, não é recomendado, porque quanto maior a temperatura do ambiente, mais o corpo vai eliminar líquido para resfriar a pele e assim manter a temperatura do corpo.

A baixa umidade prejudica as trocas gasosas pelo pulmão, com isso aumenta a incidência de problemas respiratórios, como bronquite e asma. “Em casos de pessoas idosas, com problemas cardiovasculares ou pulmonares, pode ocorrer ainda alterações bruscas na pressão arterial, dos batimentos cardíacos ou a diminuição da oxigenação pulmonar.”

A cardiologista diz que o melhor horário para se praticar algum exercício físico é no final da tarde e início da noite. É nesse horário que os níveis hormonais estão mais baixos se comparados ao período da manhã. Com isso, o risco de problemas cardiovasculares diminui. Ela ainda lembra que todo treino deve ser feito com roupas leves e claras de modo a facilitar a troca de calor do corpo com o ambiente. Além disso a hidratação é fundamental para ajudar a manter o bom funcionamento do corpo, já que durante o exercício existe a perda de líquido para o ambiente. A água também ajuda a manter a temperatura corporal. E antes de praticar qualquer exercício físico é sempre bom procurar o médico de sua confiança para fazer exames e conferir se está tudo em ordem – ressalta a médica.

Tomando esses cuidados o exercício físico é liberado e o bem-estar é garantido.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso