Diário da Região

27/09/2018 - 00h51min

SALVA VIDAS

Veja como ajudar o Banco de Leite Humano

Banco de Leite Humano precisa, em média, de 160 litros por mês; Confira como você pode ajudar

Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde Banco de Leite Humano em Rio Preto
Banco de Leite Humano em Rio Preto

Márcia Santana é mãe há pouco mais de 60 dias. A filha dela nasceu prematura, com apenas seis meses. Ficou internada na UTI por vários dias. Para conseguir alimentar a própria filha, Márcia ficou sabendo, dentro do próprio hospital, que existia o Banco de Leite Humano e que a instituição poderia ajudá-la nesse momento tão delicado. Márcia procurou ajuda no Banco de Leite e em pouco mais de dois dias já estava fazendo a ordenha do leite que iria alimentar a própria filha, que só consegue por sonda. “É muito bom poder ajudar minha filha e ajudar também outras crianças que precisam deste alimento tão completo”, diz Márcia.

O Banco de Leite Humano em Rio Preto atende as quatro UTIs neonatais que existem na cidade (Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Hospital da Criança e Maternidade e Austa). O leite é captado em Rio Preto e também em Mirassol.

Como funciona a coleta

Segundo Renée Matar Dourado, enfermeira do Banco de Leite Humano, o primeiro passo é a mãe doadora entrar em contato e agendar o atendimento por telefone ou pessoalmente. Essa mãe recebe orientações e passa por uma triagem durante o cadastro. Em seguida ela apresenta exames de sangue para sífilis, HIV e hepatites B e C (que são repetidos a cada seis meses). Estando tudo certo, o próximo passo é fazer a ordenha.

Ordenha

“A mãe doadora recebe o pote para que ela possa fazer a coleta em casa”, diz Renée. Mas no início ela pode fazer as primeiras ordenhas na sede do Banco de Leite com uma bomba elétrica. Depois que pegar a prática ela pode fazer em casa, conforme orientação do Banco. O leite depois de ordenhado tem que ser colocado no pote fornecido e colocado no congelador (atenção porque o leite não pode ser colocado na porta do congelador). O Banco busca esse leite nas residências de Rio Preto e Mirassol (única cidade fora de Rio Preto onde o leite é coletado). O ideal seria pelo menos 160 litros de leite humano por mês para abastecer com folga Rio Preto. Atualmente, a média é de 120 litros mensais.

Quem pode doar

Mães que tenham dado à luz recentemente e queiram doar o leite excedente ao Banco de Leite podem se cadastrar na unidade para que seja efetuada a coleta.

Exames realizados no leite

Após ser coletado, o leite é submetido a três exames específicos - valor calórico, acidez e bacteriológico. Somente depois das análises, o produto é pasteurizado no próprio banco e pode ser liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses.

É bom saber

Só lembrando que o consumo de bebida alcoólica é proibido durante o período de amamentação e doação de sangue. Mães que fizeram tatuagens ou colocaram piercing, devem esperar cerca de um ano para poderem fazer doação de leite, isso depois de passar por exames de sangue. Tudo estando em ordem, pode doar à vontade.

Banco de Leite Humano – São José do Rio Preto

Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 14h.

Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 13h.

Telefone: (17) 3214 3422.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso