Diário da Região

27/09/2018 - 20h26min

PERIGO?

Conheça mitos e verdades sobre protetor solar

Dermatologista explica sobre substância que é tida como uma das vilãs do envelhecimento precoce

Pixabay Indicação de especialistas é que utilizem o protetor solar
Indicação de especialistas é que utilizem o protetor solar

Use o filtro solar! Quantas vezes você já ouviu esta recomendação? Com certeza várias vezes. Esta é uma afirmação repetida milhares de vezes nos consultórios de dermatologistas. Mas um dos componentes da fórmula Do cosmético que protege contra o sol é a Oxibenzona. Uns acham que ela é vilã e causa envelhecimento precoce da pele. Alguns ainda aliam o desenvolvimento de alguns tumores com esta substância. Mas será que ela é tão prejudicial assim?

Segundo a dermatologista Luciana Crivelin, a oxibenzona é um produto químico utilizado em vários foto cosméticos como protetor solar, batom e maquiagem. A substância consegue proteger da radiação UVA e UVB. De acordo com Luciana, a oxibenzona pode ser absorvida pelo organismo caso o paciente use continuamente. Nesses casos podem ser encontrados agentes químicos no plasma e na urina.

A dose máxima permitida é de 10% na concentração dos produtos. Quando o produto já apresentar 0,5% ou mais de concentração de oxibenzona, o fabricante deve deixar claro no rótulo a presença dela.

A especialista ressalta ainda que a oxibenzona está protegendo a pele de sinais causados pelo sol. Não há nenhuma comprovação científica de que essa substância provoque o envelhecimento precoce da pele ou até mesmo o desenvolvimento de tumores. O único problema da oxibenzona em relação a outros protetores solares é que ela tem uma incidência maior a alergias. “Dentre todos os protetores solares, os que contém oxibenzona são os que mais causam reação alérgica. Então o risco à saúde seria esse”, alerta a médica.

É bom lembrar que o uso desta substância é permitido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Então pode usar filtro solar a vontade. Afinal, sol é o que não falta em Rio Preto. E, na dúvida, sempre procure um dermatologista de sua confiança.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso