Diário da Região

28/09/2018 - 15h11min

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Água com limão emagrece. Mito ou verdade?

Especialista afirma que é preciso ter cuidado com tudo o que se lê na internet sobre ter uma alimentação mais saudável; Veja o que é verdade e o que é mito

Pixabay Veja o que diz especialista sobre emagrecimento relacionado com água com limão
Veja o que diz especialista sobre emagrecimento relacionado com água com limão

Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para ver que inúmeros sites dizem que água com limão tem poder emagrecedor. Alguns dizem que o caldo da fruta tem que ser ingerido com água fria, outros falam em água morna, alguns dizem que tem que ser pela manhã, outros dizem que o melhor é tomar ao longo do dia e outros ainda dizem que o melhor mesmo é a noite. Mas será que água com limão tem mesmo poder de emagrecer? Será que essa mistura faz algum bem, ou mal, para o organismo? Para tirar essas e outras dúvidas a respeito da água com limão, o Diário conversou com a docente em Nutrição do Senac de Rio Preto, Selma de Oliveira.

Confira o que ela disse:

Diário da Região: Água com limão tem poder emagrecedor?

Selma de Oliveira: Não, o que emagrece é a relação entre o consumo e o gasto calórico diário, ou seja, um planejamento alimentar que esteja adequado à rotina de atividades e/ou exercícios de uma pessoa.

Diário da Região: Quais os verdadeiros benefícios da água com limão?

Selma de Oliveira: A água é essencial para a manutenção da saúde, já que nosso corpo é constituído, em sua maioria, por água. Manter os níveis de hidratação, em média, entre 2,5 a 3 litros de água por dia é de suma importância para o metabolismo. O limão é uma fruta cítrica com quantidade significativa de vitamina C, além de ser refrescante e estimulante da digestão, entre outros benefícios.

Diário da Região: O limão pode auxiliar na perda de peso?

Selma de Oliveira: O limão pode ser consumido nas refeições, em combinação com quase todos os alimentos, pois é saboroso e tempera, conferindo um gostinho super agradável e estimulando a digestão. Já a perda de peso é o resultado de inúmeros fatores, entre eles, o equilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico e a prática de exercícios físicos, diariamente.

Diário da Região: Que horário do dia deve-se tomar água com limão?

Selma de Oliveira: Não há horário melhor ou pior para consumir água e nem limão.

Diário da Região: Por que beber em jejum?

Selma de Oliveira: Há muitos modismos na área de Nutrição e muitas informações que são disseminadas nas mídias e redes sociais que, isoladamente, não trazem resultados e iludem as pessoas. Fazer jejum ou não, beber água com limão em jejum ou ingeri-los ao longo do dia, são práticas que devem ser avaliadas e monitoradas individualmente. Tomar água com limão nunca fará mal, pois os dois são importantes para o organismo. Mas dizer que os dois juntos, e somente isso, resulta em emagrecimento, é um absurdo. Como já foi dito, controlar o peso é o resultado de vários fatores e estratégias devem ser estabelecidas para cada pessoa, juntamente com o nutricionista e o educador físico.

Diário da Região: Qual tipo de limão seria o mais adequado?

Selma de Oliveira: Todos são ótimos e tem a composição nutricional semelhante.

Diário da Região: Posso adoçar a água com limão?

Selma de Oliveira: Para tomar como suco ou limonada, não vejo problemas. A quantidade de açúcar a ser ingerida ao longo do dia é que deve estar de acordo com o plano alimentar individual, caso a pessoa faça uso deste carboidrato. Para isso deve-se procurar um nutricionista para que este profissional ajude a pessoa a avaliar seu estado nutricional e estabelecer suas metas.

Diário da Região: Misturar outros ingredientes para disfarçar o sabor da água com limão, como gengibre, hortelã ou hibisco, é permitido?

Selma de Oliveira: Gengibre, hortelã, hibisco são alimentos riquíssimos em fitoquímicos e têm funções diversas, como antioxidantes, diuréticos, anti-inflamatórios, além de serem muito saborosos em qualquer tipo de preparação. Misturados ao limão só aumentam os benefícios para o organismo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso