Diário da Região

29/09/2018 - 18h46min

DE OLHO NA SAÚDE

A pressão arterial caiu; E agora?

Saiba o que fazer para ajudar alguém que está com hipotensão

Pixabay Cardiologista fala sobre qual a maneira adequada de ajudar uma pessoa com queda de pressão
Cardiologista fala sobre qual a maneira adequada de ajudar uma pessoa com queda de pressão

De repente alguém próximo a você tem uma queda repentina da pressão arterial. Você vai socorrer e a primeira coisa que passa na sua cabeça, provavelmente, é dar um pouco de sal para a pessoa colocar na boca. Muita gente acredita que essa prática é o suficiente para reverter o quadro de pressão baixa. Afinal, essa é uma “tradição” que passa de geração em geração. Mas será que colocar um punhado de sal na boca é capaz de fazer a pressão voltar ao normal?

A cardiologista Adriana Bellini, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares, explica que a queda da pressão arterial se dá por vários motivos, como desidratação, infecção, falta de alimentação ou por alguma doença cardíaca também. Às vezes a pressão cai até por uma mudança súbita de postura. Se a pessoa se levantar rapidamente pode cair a pressão, o que chamamos de hipotensão postural, comum nas pessoas mais idosas.

Segundo a médica, quando a pressão diminui pode acontecer sintomas como turvação visual, tontura, náusea, às vezes batedeira, alteração cognitiva, falta de ar, ou a pessoa pode até não sentir nada, não apresentar nenhum sintoma.

Se a pessoa tem uma hipotensão repentina, comer algo salgado ajuda a pressão subir, mas é importante que ela se hidrate bastante, já que desidratação é um dos sintomas de alteração na pressão. Por isso é importante que os indivíduos que praticam atividade física se alimentem bem, tomem líquidos de forma adequada, inclusive no inverno. A hidratação ajuda a controlar a pressão arterial.

A pressão arterial considerada normal é em torno de 12 por 8. Quem possui essa pressão normal, tem menos chance de ter eventos cardiovasculares relacionados à hipertensão. Quando alguém tem uma queda brusca de pressão na nossa frente, a primeira coisa a fazer é deixar a pessoa deitada na horizontal, hidratar e dar algo salgado para ela comer. É importante observá-la e, caso não haja melhora, leve-a ao hospital.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso