Diário da Região

28/09/2018 - 18h21min

SAÚDE

Gripe perde força em Rio Preto

Na última quinzena, nenhum novo caso ou óbito foi confirmado

Nesta quinzena, não foram confirmados novos casos de síndrome respiratória aguda grave (gripe severa) em Rio Preto. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 28, novo boletim epidemiológico. São 105 casos até o momento, mesmo número de duas semanas atrás.

A quantidade de óbitos também permanece a mesma. Dezesseis pessoas morreram em decorrência de complicações da gripe, 15 delas com idade maior que 60 anos ou problemas de saúde que agravaram o quadro. Apenas uma mulher não tinha comorbidades nem era idosa. A vacina foi um fator determinante nos óbitos: não havia registro de que 13 dos pacientes houvessem recebido a dose, embora 15 tivessem indicação.

Oitenta e seis dos casos confirmados (81,9%) são por H1N1, 16 por A H3N2, dois por Influenza B e um por Influenza A não subtipado. Uma notificação continua sendo investigada. A maioria dos pacientes com a síndrome respiratória aguda grave diagnosticada (67,6%) possui algum fator de risco.

"Agora acabando o inverno a gente tem um começo de queda. No entanto, o vírus às vezes mantém uma circulação mais baixa que no inverno. A gente continua com vigilância e monitoramento, mas começa a ter uma redução das doenças respiratórias", afirma Andreia Negri Reis, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto.

O comportamento do vírus é imprevisível - no ano passado, por exemplo, ele circulou pouco mesmo quando estava frio. Nenhum morador de Rio Preto morreu por gripe em 2017.

Andreia reforça que as pessoas devem manter os cuidados de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar e lavar o nariz com soro fisiológico. A quantidade de casos de gripe tendem a diminuir, mas outras doenças, como catapora (varicela) são mais transmissíveis quando as temperaturas estão altas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso