Diário da Região

13/09/2018 - 15h24min

O QUE VOCÊ ACHA?

Motoristas desrespeitam lombofaixas em Rio Preto

Diário constatou que de cinco carros, três pararam prontamente para pedestres passarem; E você, acha que as lombofaixas funcionam?

Marina Lacerda Pedestres tentam atravessar em lombofaixa em Rio Preto
Pedestres tentam atravessar em lombofaixa em Rio Preto

Construídas com o objetivo de trazer mais segurança para pedestres em avenidas e ruas movimentadas de Rio Preto, as lombofaixas começaram a ser instaladas na cidade em fevereiro de 2016. Mas após dois anos, os motoristas rio-pretenses ainda não respeitam a travessia dos pedestres.

Ao todo, são 30 lombofaixas instaladas pela Prefeitura, porém, segundo informações da Secretaria de Trânsito, loteadores também têm autonomia para a construção. Um dos locais mais movimentados é em frente ao Poupatempo e ao Mercadão Municipal, na rua Antônio de Godoy. O Diário da Região fez um teste e verificou que a cada cinco carros que passam no local, apenas três param prontamente.

A vendedora Daniela Almeida, 28 anos, passa diversas vezes pela lombofaixa e reclama da postura dos condutores. “Você tem de arriscar e ir para ver se eles param. Se ficarmos só no canto esperando, ninguém respeita”, afirma.

Já Carolina Santos, 36, técnica em informática, acredita que as estruturas melhoraram o trânsito no local. “Não é o ideal. Mas antigamente você demorara muito mais tempo para atravessar”, coloca.

Com menor movimento de pedestres, a lombofaixa próxima ao Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia, apresenta ainda maior desrespeito por parte dos motoristas. Nesse ponto, somente um condutor reduziu a velocidade durante dez minutos em que o Diário esteve no local.

O motorista Roberto Freitas, 54, aponta que falta educação no trânsito. “Nós precisamos entender que a prioridade é sempre do pedestre. Não tem porque competirmos com eles.”

Apesar do desrespeito dos motoristas, a Secretaria de Trânsito disse em nota que entende que “a instalação de lombofaixas é reconhecidamente uma medida exitosa na redução de atropelamentos. Em dois anos de instalação desses dispositivos, a Secretaria registrou apenas um acidente com vítima em lombofaixa.”

A pasta informou ainda que a partir deste mês outras 15 lombofaixas serão construídas por meio de parcerias do município com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, os locais ainda serão definidos.

O que é a lombofaixa?

As lombofaixas são lombadas com faixa de pedestres. Elas têm quatro metros de largura e 15 centímetros de altura. O objetivo dessa estrutura é obrigar o motorista a diminuir a velocidade ou parar o veículo para a travessia de pessoas. Algumas contam ainda com semáforos acionados por botão. Não respeitar a prioridade de quem está a pé pode acarretar multa de trânsito no valor médio de R$ 130,16.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso